SóProvas


ID
2846605
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária representa um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Embora a dimensão geográfica da transmissão esteja encolhendo no Brasil, o país ainda registra 42% dos casos da doença nas Américas. A Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, recentemente desenvolveu um preparado com alta eficácia antimalárica, agora em fase de ensaios clínicos.

(Fontes: “Desafios para eliminação da malária”, Agência Fapesp, 2017; MAÍRA Menezes, “Malária: ensaio clínico aponta alta eficácia e ausência de resistência a medicamento”, Portal Fiocruz, 2016.)

Levando em conta seus conhecimentos sobre o ciclo de vida do Plasmodium, assinale a alternativa que indica um possível mecanismo de ação do preparado antimalárico.

Alternativas
Comentários
  • O parasitismo é a relação entre seres vivos de diferentes espécies em que um deles se beneficia do outro, prejudicando-o. As protozooses são doenças causadas por organismos unicelulares pertencentes ao grupo dos protistas. A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, e são transmitidos pela fêmea de mosquitos do gênero Anopheles. Esse protozoário ataca as células do fígado, se reproduzindo assexuadamente. A nova geração invade o sangue e volta a se reproduzir e destrói as hemácias. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    O preparado antimalárico seria possível:
    a) alterar a morfologia das hemácias não diminui a taxa de infecção. Incorreta.
    b) não impediria a entrada de parasitas. Incorreta.
    c) promover a multiplicação não seria uma ação antimalárica. Incorreta.
    d) inibir a multiplicação de merozoítos nos eritrócitos (hemácias), diminuindo a carga de parasitas circulantes. Correta.

    Gabarito do professor: D.
  • Merozoíto é o nome de um estágio do Plasmodium, causador da malária. Ele é o produto da reprodução dos esporozoítos no fígado humano. Esses merozoítos que vão atacar as hemácias e se reproduzirão, provocando a lise do glóbulo vermelho caracterizando os intervalos de febre e calafrio típicos da malária.