SóProvas


ID
2847121
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com o objetivo básico de ter apenas o estoque suficiente em mãos para complementar o dia de trabalho, reduzindo assim o tempo de entrega da empresa, o estoque e seus custos associados, os sistemas just-in-time (JIT) mudaram a tecnologia pela qual os estoques são administrados. Nesses sistemas, os itens chegam quando são necessários na produção, em vez de ficarem armazenados nos estoques.


No Japão, os sistemas JIT são denominados

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: No Japão, os sistemas JIT são denominados kanban.

    O sistema característico do Just in Time de "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como o método Kanban.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/

  • KAIZEN = melhoria contínua.

     

    KANBAN = técnica de jit.

     

    KAROSHI = morrer por excesso de trabalho.

     

    Benchmarking = conseguir ideias através de observações de outras empresas.

     

    Downsizing = enxugar a quantidade de funcionários.

     

  • Gabarito D: No Japão, os sistemas JIT são denominados kanban.

  • D)

     

    3.13. Kaizen
    O conceito de kaizen está muito ligado ao conceito de qualidade. Kaizen em japonês seria traduzido como “melhoramento” ou “mudança para melhor”. É uma busca do aprimoramento contínuo, incremental, de todos os integrantes de uma organização. Esse aprimoramento não se limita ao âmbito da produção, mas constitui uma forma de vida e comportamento, dentro e fora da organização.27
    Os japoneses pensam a qualidade como um trabalho de todos, portanto o controle da qualidade é descentralizado, e impacta não só a qualidade dos produtos mas o seu custo. Dessa forma, tanto trabalhadores envolvidos na linha de produção quanto trabalhadores que atuam em áreas administrativas e os chefes devem estar envolvidos no processo.
    Assim, o trabalho de um operário em uma prensa seria tão importante quanto o de um servente que limpa o chão ou o de um contador que organiza as finanças da empresa. Tudo deve ser feito com total zelo e qualidade. Portanto, todos os níveis hierárquicos devem estar envolvidos.
    Assim sendo, um dos aspectos importantes que devemos observar é o aspecto humano do kaizen. Nas sociedades ocidentais, a qualidade é muitas vezes vista como relacionada às técnicas e máquinas envolvidas na produção de um produto ou serviço.
    Entretanto, para os japoneses a qualidade é fazer algo melhor todos os dias, ou seja, a cada dia todos os empregados devem buscar fazer algo melhor. Isso abrange desde as técnicas de produção à maneira de se fazer uma atividade.
    De acordo com Lima, o kaizen é uma diretriz cultural que permeia todos os métodos de produção orientais:28
    O kaizen é, portanto, uma diretriz cultural, um valor que determina o esforço de aprimoramento contínuo. O que nos remete à busca da perfeição, nunca atingida mas sempre desejada.
    É um processo constante, efetuado por todos na empresa, que busca aumentar a produtividade, diminuir o desperdício, o stress e reduzir os acidentes de trabalho. Para os japoneses, a palavra kaizen é um conceito “guarda-chuva”,29 pois engloba diversos conceitos de qualidade conhecidos, como: controle total da qualidade, kanban, defeito zero etc.

  • Características do Just in Time (JIT)

    1)   Produção puxada (veremos a definição mais abaixo)

    2)   Toyota (Japão)

    3)   Sincronização (só compro quando há necessidade; só produzo quando é necessário; nada é adiantado)

    4)   Colaboradores são muito bem treinados (para otimizar os processos)

    5)   Kaizen (melhoria contínua; aperfeiçoamento contínuo)

    6)   Nível de estoque baixo (preferencialmente zero para todos os estoques)

    7)   Eliminação de desperdícios (matéria-prima, mão de obra, tempo, etc)

    8)   Lotes pequenos (reduzidos; preferencialmente unitários)

    9)   Poucos fornecedores (relação de parceria com os mesmos; fornecedores de alta qualidade)

    10) Sistema Kanban de cartões -Kanban é um sistema de cartões utilizado por um estágio cliente para avisar seu estágio fornecedor que mais material deve ser enviado.Ex: para facilitar a visualização desses cartões, pense no Mc Donald’s, naquelas plaquinhas numeradas que ficam próximas aos sanduíches.Elas sinalizam facilmente ao operador que está na hora de fazer mais sanduíches.

    LETRA D.

  • Gabarito: D

    O Kanban, palavra japonesa que significa sinal, utiliza cartões para sinalizar que há necessidade de se produzir mais. O sistema Kanban é uma ferramenta para administrar o método de produção JIT, ou seja, através de um sistema de informação com cartões, controla as quantidades a serem manufaturadas pela empresa.

  • Legal, ter que decorar como os Japoneses escrevem o conceito, já não basta o que tem em português. PQP

  • Fala Gabriel!

    Na verdade não precisa decorar como os japonese escrevem e sim saber que o KANBAN é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time.

    Nele, os materiais necessários são disponibilizados (ou produzidos) o mais próximo possível da sua utilização na linha de produção.

    Espero ter ajudado!!!