-
Gabarito D: No Japão, os sistemas JIT são denominados kanban.
O sistema característico do Just in Time de "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como o método Kanban.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/
-
KAIZEN = melhoria contínua.
KANBAN = técnica de jit.
KAROSHI = morrer por excesso de trabalho.
Benchmarking = conseguir ideias através de observações de outras empresas.
Downsizing = enxugar a quantidade de funcionários.
-
Gabarito D: No Japão, os sistemas JIT são denominados kanban.
-
D)
3.13. Kaizen
O conceito de kaizen está muito ligado ao conceito de qualidade. Kaizen em japonês seria traduzido como “melhoramento” ou “mudança para melhor”. É uma busca do aprimoramento contínuo, incremental, de todos os integrantes de uma organização. Esse aprimoramento não se limita ao âmbito da produção, mas constitui uma forma de vida e comportamento, dentro e fora da organização.27
Os japoneses pensam a qualidade como um trabalho de todos, portanto o controle da qualidade é descentralizado, e impacta não só a qualidade dos produtos mas o seu custo. Dessa forma, tanto trabalhadores envolvidos na linha de produção quanto trabalhadores que atuam em áreas administrativas e os chefes devem estar envolvidos no processo.
Assim, o trabalho de um operário em uma prensa seria tão importante quanto o de um servente que limpa o chão ou o de um contador que organiza as finanças da empresa. Tudo deve ser feito com total zelo e qualidade. Portanto, todos os níveis hierárquicos devem estar envolvidos.
Assim sendo, um dos aspectos importantes que devemos observar é o aspecto humano do kaizen. Nas sociedades ocidentais, a qualidade é muitas vezes vista como relacionada às técnicas e máquinas envolvidas na produção de um produto ou serviço.
Entretanto, para os japoneses a qualidade é fazer algo melhor todos os dias, ou seja, a cada dia todos os empregados devem buscar fazer algo melhor. Isso abrange desde as técnicas de produção à maneira de se fazer uma atividade.
De acordo com Lima, o kaizen é uma diretriz cultural que permeia todos os métodos de produção orientais:28
O kaizen é, portanto, uma diretriz cultural, um valor que determina o esforço de aprimoramento contínuo. O que nos remete à busca da perfeição, nunca atingida mas sempre desejada.
É um processo constante, efetuado por todos na empresa, que busca aumentar a produtividade, diminuir o desperdício, o stress e reduzir os acidentes de trabalho. Para os japoneses, a palavra kaizen é um conceito “guarda-chuva”,29 pois engloba diversos conceitos de qualidade conhecidos, como: controle total da qualidade, kanban, defeito zero etc.
-
Características do Just in Time (JIT)
1) Produção puxada (veremos a definição mais abaixo)
2) Toyota (Japão)
3) Sincronização (só compro quando há necessidade; só produzo quando é necessário; nada é adiantado)
4) Colaboradores são muito bem treinados (para otimizar os processos)
5) Kaizen (melhoria contínua; aperfeiçoamento contínuo)
6) Nível de estoque baixo (preferencialmente zero para todos os estoques)
7) Eliminação de desperdícios (matéria-prima, mão de obra, tempo, etc)
8) Lotes pequenos (reduzidos; preferencialmente unitários)
9) Poucos fornecedores (relação de parceria com os mesmos; fornecedores de alta qualidade)
10) Sistema Kanban de cartões -Kanban é um sistema de cartões utilizado por um estágio cliente para avisar seu estágio fornecedor que mais material deve ser enviado.Ex: para facilitar a visualização desses cartões, pense no Mc Donald’s, naquelas plaquinhas numeradas que ficam próximas aos sanduíches.Elas sinalizam facilmente ao operador que está na hora de fazer mais sanduíches.
LETRA D.
-
Gabarito: D
O Kanban, palavra japonesa que significa sinal, utiliza cartões para sinalizar que há necessidade de se produzir mais. O sistema Kanban é uma ferramenta para administrar o método de produção JIT, ou seja, através de um sistema de informação com cartões, controla as quantidades a serem manufaturadas pela empresa.
-
Legal, ter que decorar como os Japoneses escrevem o conceito, já não basta o que tem em português. PQP
-
Fala Gabriel!
Na verdade não precisa decorar como os japonese escrevem e sim saber que o KANBAN é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time.
Nele, os materiais necessários são disponibilizados (ou produzidos) o mais próximo possível da sua utilização na linha de produção.
Espero ter ajudado!!!