SóProvas


ID
2847265
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A Constituição Federal estabelece inúmeras vedações ao poder de tributar, dentre elas, limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança relativa à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    CF Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    V - estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público;

  • O pedágio cobrado pela efetiva utilização de rodovias NÃO tem natureza tributária, mas de preço público, consequentemente, não está sujeito ao princípio da legalidade estrita.

    (Informativo 750, 11/06/2014). 

  • GB: D

    PEDÁGIO

    Em que consiste

    Pedágio é um valor pago pelo condutor do veículo para que ele tenha direito de trafegar por uma determinada via de transporte terrestre, como uma estrada, uma ponte, um túnel etc.

    Essa quantia é paga a um órgão ou entidade da Administração Pública ou, então, como é mais comum, a uma empresa privada concessionária que faz a exploração da via.

    A finalidade do pedágio é custear a conservação das vias de transporte.

    Com efeito, decidiu o STF que o pedágio atualmente cobrado no Brasil – pedágio cobrado pela utilização efetiva de vias públicas – tem a natureza jurídica de preço público, e não de taxa. Por essa razão, não está sujeito aos princípios constitucionais tributários, entre os quais o da legalidade (tampouco o da anterioridade, ou qualquer outro, evidentemente).