-
Gabarito B
A- Remontam aos anos 60, às minhas aulas de educação física, a convicção das ideias de meu professor quanto aos ônus que acarretaram a profissionalização do futebol. (A convicção remonta aos anos..)
B- Ao nosso professor de educação física não impressionavam as supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional.
C- Quem viveu nos anos 30 certamente se deparou com uma realidade do esporte que não podiam imaginar susceptíveis às rupturas que implicariam a profissionalização. (Quem viveu não podia imaginar..)
D- Sensível à fatalidade dos anos que inapelavelmente transcorre, o poeta Ferreira Gullar deixou que em seus versos se expressasse, mais que uma nostalgia, as impossibilidades da memória. (as impossibilidades se expressassem em seus versos..) (CUIDADO: verbo concorda com o sujeito, no caso, as impossibilidades)
*A voz passiva transforma o objeto direto em sujeito paciente.
E- O prazer de jogar e o amor à camisa, na época do amadorismo, não podia faltar ao praticante de um esporte cujos prazeres tornava dispensável qualquer outra retribuição. (O prazer e o amor não podiam faltar...)
-
A) aS convicçõES das ideias REMONTAM aos anos 60.
B) GABARITO. Mais fácil ler na forma direta: "As supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional não impressionavam ao nosso professor de educação física".
C) O correto seria "PODIA", para concordar com "REALIDADE".
D) O correto seria "expressassem", a fim de concordar com "versos".
E) O verbo está posposto a um sujeito composto "O prazer de jogar" E "O amor à camisa" + verbo posposto "podia = PODIAM"
GABARITO, PORTANTO: B.
Qualquer erro, INBOX.
Espero ter ajudado :)
-
Desfazer as frases colocando-as na forma direta também ajuda:
As supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional não impressionavam ao nosso professor de Educação Física.
-
LETRA B
O verbo deve estar de acordo com o sujeito
A) REMONTA aos anos 60, às minhas aulas de educação física, a convicção das ideias de meu professor
B) CORRETA
C) Quem viveu nos anos 30 certamente se deparou com uma realidade do esporte que não PODIA imaginar
D) o poeta Ferreira Gullar deixou que em seus versos SE EXPRESSASSEM, mais que uma nostalgia, as impossibilidades da memória.
E) O prazer de jogar e o amor à camisa, na época do amadorismo, não PODIAM faltar
-
Na letra ´´ e``, cujos prazeres tornava dispensável, o verbo tornava não deveria estar no plural ?
-
a convicção das ideias de meu professor quanto aos ônus que acarretaram a profissionalização do futebol.Remontam aos anos 60, às minhas aulas de educação física,
as supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional. não impressionavam Ao nosso professor de educação física
Quem viveu nos anos 30 certamente se deparou com uma realidade do esporte que não podiam imaginar susceptíveis às rupturas que implicariam a profissionalização.
Sensível à fatalidade dos anos que inapelavelmente transcorre, o poeta Ferreira Gullar deixou que em seus versos se expressasse, mais que uma nostalgia, as impossibilidades da memória.
O prazer de jogar e o amor à camisa, na época do amadorismo, não podia faltar ao praticante de um esporte cujos prazeres tornava dispensável qualquer outra retribuição.
-
E- O PRAZER de jogar e O AMOR à camisa, na época do amadorismo, não podia faltar. ( Errado )
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
" Prazer de jogar e Amor à camisa, na época do amodorismo, não PODIA faltar ( Certo )
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Justificativa: Quando o núcleo do sujeito composto estiver no INFINITIVO a concordância será feita no SINGULAR.
Salvo: Determinantes, que é o caso da questão, ( O, A, Um, Uma...) ou Antônimos ( Correr e Parar )
Obs: Qualquer erro me avisem no chat que eu corrijo.
-
"As supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional não impressionavam ao nosso professor de educação física".
Por que não é "impressionavam o nosso professor"?
Se alguém puder me esclarecer isso, agradeço desde já!! =))
-
Ultimamente as alternativas estão vindo numa ordem tão invertida que mais parece chapolin recitando ditados...
"Em mosca fechada não entra boca".
-
Passando para a forma direta
Ao nosso professor de educação física não impressionavam as supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional.
As supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prátia do futebol profissional não impressionavam ao nosso professor de educação física.
As supostas condições vantajosas não impressionavam ao nosso professor de educação física
sujeito verbo
a que veio se submeter a prátia do futebol profissional
submeter se a que ? a prátia do futebol profissional
voz passiva sintética sujeito passivo
-
Na minha opinião, a alternativa "b" também contém erro na passagem:
"Sensível à fatalidade dos anos que inapelavelmente transcorre "
Ordem direta: sensível à fatalidade dos anos que transcorrem.
-
a) Remontam aos anos 60, às minhas aulas de educação física, a convicção das ideias de meu professor quanto aos ônus que acarretaram a profissionalização do futebol. (Remontam as convicções / Remonta a convicção).
b) Ao nosso professor de educação física não impressionavam as supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional. (invertendo dá pra entender melhor -> As supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional não impressionavam ao nosso professor de educação física. GABARITO.
c) Quem viveu nos anos 30 certamente se deparou com uma realidade do esporte que não podiam imaginar susceptíveis às rupturas que implicariam a profissionalização. (uma realidade que não podia imaginar)
d) Sensível à fatalidade dos anos que inapelavelmente transcorre, o poeta Ferreira Gullar deixou que em seus versos se expressasse, mais que uma nostalgia, as impossibilidades da memória. (se expressassem as impossibilidades da memória).
e) O prazer de jogar e o amor à camisa, na época do amadorismo, não podia faltar ao praticante de um esporte cujos prazeres tornava dispensável qualquer outra retribuição. (não podiam faltar)
-
Quem está acostumado com a banca CESPE - tipo eu rsrs - sofre com essas questões
Passei 5 minutos colocando as frases em ordem --'
-
OH Glórias...
-
VERBO
SUJEITO
A) Remontam aos anos 60, às minhas aulas de educação física, a convicção das ideias de meu professor quanto aos ônus que acarretaram a profissionalização do futebol.
B) Ao nosso professor de educação física não impressionavam as supostas condições vantajosas a que veio se submeter a prática do futebol profissional.
C) Quem viveu nos anos 30 certamente se deparou com uma realidade do esporte que não podiam imaginar susceptíveis às rupturas que implicariam a profissionalização.
D) Sensível à fatalidade dos anos que inapelavelmente transcorre, o poeta Ferreira Gullar deixou que em seus versos se expressasse, mais que uma nostalgia, as impossibilidades da memória.
E) O prazer de jogar e o amor à camisa, na época do amadorismo, não podia faltar ao praticante de um esporte cujos prazeres tornava dispensável qualquer outra retribuição.
-
Verbo impressionar como transitivo indireto? Nunca vi disso... Mas, vá lá!
Gab.: B
-
Oração invertida!
-
quanto mais estuda mais erra, minha nossa senhora rogai por nósss ! #eunãovoudesistir
-
Primeira questão da FCC que acertei na minha vida! Cespe e FCC? to fora.
-
Se quem se submete se submete a algo ou a alguém por que não tem crase na letra B?
-
Na letra B, organizando a ordem das orações, temos:
As supostas condições vantajosas não impressionavam ao nosso professor de educação física (I) /////
a prática do futebol profissional veio se submeter a supostas condições vantajosas ("supostas condições vantajosas" = QUE na alternativa da questão) (II)
Não há crase porque esse A é uma preposição (quem se submete, se submete A) e não há artigo antes do objeto indireto.