SóProvas


ID
2847430
Banca
FCC
Órgão
SP Parcerias
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os termos eficiência, eficácia e efetividade podem ser entendidos como recursos analíticos destinados a separar aspectos distintos dos objetivos e por consequência da abordagem e dos métodos e técnicas de avaliação. Nesse sentido, é necessário que se conheça o que distingue um termo do outro, para que se possa refletir sobre a utilidade de cada um na avaliação de políticas públicas. Marque com 1 o que se referir à eficiência, 2 o que se remeter à eficácia, e 3 o que se referenciar à efetividade.


( ) É entendida pelo grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independente dos custos aplicados.

( ) É definida como a relação existente entre os produtos e os custos dos insumos.

( ) Consiste no exame da processualidade concreta e da adequação e coerência dos meios e instrumentos utilizados durante uma determinada política.

( ) Define-se como o exame da relação entre a implementação de uma determinada política e seus impactos e/ou resultados.

( ) É medida pela quantidade de mudanças significativas e duradouras na qualidade de vida ou desenvolvimento do público beneficiário da ação que a política foi capaz de produzir.


Está correta a seguinte relação, de cima para baixo,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D


    ( ) É entendida pelo grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independente dos custos aplicados. Eficácia

    ( ) É definida como a relação existente entre os produtos e os custos dos insumos. Eficiência

    ( ) Consiste no exame da processualidade concreta e da adequação e coerência dos meios e instrumentos utilizados durante uma determinada política. Eficácia

    ( ) Define-se como o exame da relação entre a implementação de uma determinada política e seus impactos e/ou resultados. Efetividade

    ( ) É medida pela quantidade de mudanças significativas e duradouras na qualidade de vida ou desenvolvimento do público beneficiário da ação que a política foi capaz de produzir. Efetividade


  • João e Maria são vendedores externos e, individualmente, alcançaram as metas de vendas determinada para certo período. No entanto, Maria gastou 30% menos combustível.

     

    Resultadoambos foram eficazes (atingiram o resultado esperado, independentemente dos custos envolvidos), mas Maria foi mais eficiente (considerando os custos envolvidos).


  • Gab. D

    Resumindo......

    ◼ Eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos, à busca pelo uso racional dos recursos.

    ◼ A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

    ◼ A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.

    ERRADO

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/eficiencia-eficacia-e-efetividade-material-teorico

  • Que questão maravilhosa de resolver.


  • Eficiência - capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos (maneira correta)


    Eficácia - relação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo) (fazer a coisa certa)


    Efetividade - relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade , produzir efeitos, impacto causado, satisfação )

  • Qconcursos está deixando os spammers tomarem de conta. Vai chegar um momento que a plataforma não irá se tornar atrativa
  • Não consigo entender como a opção C se refere a EFICÁCIA, uma vez que não se refere a objetivos a resultados. Alguém pode me ajudar?

    "Consiste no exame da processualidade concreta e da adequação e coerência dos meios e instrumentos utilizados durante uma determinada política."

  • Resumo: https://drive.google.com/drive/folders/1nl5aBUwmJgLmYlNwyjx3clAHNTS_tfXH?ogsrc=32

  • Item III - "Consiste no exame da processualidade concreta e da adequação e coerência dos meios e instrumentos utilizados durante uma determinada política."

     

    Corroboro com a Lisandra Valim. Ao meu ver, esse item não se refere à eficácia, e sim à eficiência.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Consiste no exame da processualidade concreta e da adequação e coerência dos meios e instrumentos utilizados durante uma determinada política. Eficácia? Mas como ?

  • FCC  e demais bancas deitam e rolam em seus antros de mediocridade ao elaborar questões. É um absurdo esse conceito em tela de eficácia. Abaixo está o certo, o definido na Gespública. Esse é o que deveria servir de norte. Não vejo a hora de passar em meu concurso e esquecer dessa desgraça de banca.   

     

    Efetividade – demonstra se os impactos gerados pelos produtos ou serviços prestados, pelos órgãos/entidades, atendem às necessidades e expectativas dos públicos-alvo e sociedade em geral.

     

    Eficácia – corresponde ao resultado de um processo, que compreende a orientação metodológica adotada e a atuação estabelecida na consecução de objetivos e metas, em um tempo determinado, e considera o plano, programa ou projeto originalmente composto.

     

    Eficiência – envolve a comparação das necessidades de atuação com as diretrizes e os objetivos propostos e com o instrumental disponibilizado. É alcançada por meio de procedimentos adotados no desenvolvimento de uma ação ou na resolução de um problema e tem em perspectiva o objeto focalizado e os objetivos e finalidades a serem atingidos.

  • •A eficiência é o meio e a eficácia é o resultado.

    •Todas as ações administrativas destinam a alcançar um objetivo, atingir uma meta ou resultado. Essas atividades estão relacionadas com a eficiência (a ação) e o que se pretende alcançar é a eficácia (o resultado). Como aponta Silva (2008, p. 17), "a eficiência é a medida da utilização dos recursos quando se faz alguma coisa; refere-se à relação entre as 'entradas' e 'saídas' num processo" e, quanto mais saídas são obtidas com essas entradas, maior o grau de eficiência encontrada. Já a eficácia está relacionada ao alcance dos objetivos e relacionada com a realização das atividades que provoquem o alcance dessas metas.

    •A eficiência é o meio: baseia-se no método, no procedimento, na rotina e no caminho para se chegar a alguma coisa. O bom método, a boa rotina e o procedimento adequado levam a aumento da eficiência. O caminho adequado para se chegar a alguma coisa aumentara a eficiência. Fazer bem as coisas, utilizar métodos, procedimentos e rotinas adequados conduz a eficiência. A eficácia é o resultado: baseia-se no alcance dos objetivos propostos e na consequência final do trabalho. (CHIAVENATO, ldalberto. 2005, p.168).

    •A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível. A eficácia está voltada ao alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.

    Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados. Também é a capacidade de atender expectativas de uma comunidade ou sociedade.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos

  • Acertei, mas o terceiro item não é eficácia de jeito nenhum.

  • O item III não é eficácia como os demais aqui acima já afirmaram. A forma para se buscar os melhores meios é Eficiência. A eficácia não quer saber se você utilizou de forma correta a utilização dos custos. Tanto que não própria questão tem um item que afirma isso. A eficácia quer resultados e pronto. Como a maioria das alternativas iam ao encontro dos conceitos corretos matei a questão. Mas esse item III está com o gabarito errado.
  • Gab D

    eficiência = fazer mais com menos

    eficácia = atingir meta independentemente de custo

    efetividade = impacto/deu certo? então foi efetivo

  • Grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independente dos custos aplicados – EFICÁCIA

    Relação existente entre os produtos e os custos dos insumos – EFICIÊNCIA

    Exame da relação entre a implementação de uma determinada política e seus impactos e/ou resultados - EFETIVIDADE

    É medida pela quantidade de mudanças significativas e duradouras na qualidade de vida ou desenvolvimento do público beneficiário da ação que a política foi capaz de produzir - EFETIVIDADE

     Gabarito: alternativa D.

  • Se acham ruim estudar para uma banca decoreba como a FCC, imaginem então quem estuda pra concursos FGV.

  • Grau de alcance de resultados = eficácia. (2)

    Relação entre produtos e insumos = eficiência (1)

    Adequação dos meios utilizados = eficiência (1) – A banca comeu mosca e considerou eficácia (2)

    Relação com os impactos produzidos = efetividade (3)

    Mudanças significativas e duradoras = efetividade (3)

    Temos, portanto, que a alternativa “menos errada” é a alternativa D. Felizmente, o erro da banca não impediu de acertar a questão.

    Gabarito: D

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento de Eficiência, Eficácia e Efetividade. Eficiência é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade. A Eficácia é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos. Já a Efetividade, refere-se à capacidade de fazer uma coisa da melhor maneira possível e no maior grau de racionalidade possível, gerando um impacto positivo no público alvo.

    Em face do exposto, podemos afirmar que:
    (2) alcance de objetivos e metas do projeto na população beneficiária;
    (1) relação existente entre os produtos e os custos dos insumos;
    (2) adequação e coerência dos meios e instrumentos utilizados durante uma determinada política;
    (3) relação entre a implementação de uma determinada política e seus impactos e/ou resultados;
    (3) medida pela mudança na qualidade de vida ou desenvolvimento do público beneficiário da ação.
    Portanto, o gabarito correto da questão é a letra “D".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".
  • A terceira opção "Consiste no exame da processualidade concreta e da adequação e coerência dos meios e instrumentos utilizados durante uma determinada política."

    Está incoerente, refere-se ao conceito de eficiência - e não eficácia.