SóProvas


ID
2847859
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território, desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:

1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar.
2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”.
3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932.
4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • GAB : C

    FOI NO GOVERNO PROVISÓRIO EM 1932 DE GETÚLIO VARGAS QUE ACONTECERAM ALGUMAS COISAS, TAIS COMO : VOTO SECRETO E VOTO FEMININO + CRIAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL, CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMERCIO, CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO !

    RUMO A GLORIOSA PM SP ! ALO VOCÊ

  • 1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar. ERRADO - "O voto era indireto e censitário. Indireto porque os votantes, correspondentes hoje à massa dos

    eleitores, votavam em um corpo eleitoral, nas eleições chamadas de primárias. O corpo eleitoral

    elegia os deputados. Pelo princípio do voto censitário, votavam nas eleições primárias os cidadãos

    brasileiros que tivessem renda anual de pelo menos 100 mil réis por bens de raiz, indústria,

    comércio ou emprego. Eram os votantes. Eles elegiam o corpo eleitoral, ou seja, os eleitores,

    escolhendo pessoas que, para candidatar-se, além dos requisitos indicados, deviam ter renda de 200

    mil réis e não serem libertos. Para ser deputado, o censo subia a 400 mil réis e era necessário

    professar a religião católica, mantidas as outras exigências. Não houve referência expressa às

    mulheres, mas elas estavam excluídas dos direitos políticos pelas normas sociais. Curiosamente, até

    1882 a praxe foi a de admitir o voto do grande número de analfabetos, tendo em vista o silêncio da

    Constituição a esse respeito". (Boris Fausto - História Concisa do Brasil)

     4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário. ERRADO - com a Constituição de 1937 "Partidos políticos foram dissolvidos, eleições eliminadas,  instituída, e atos ditatoriais como censura, expurgos e cultos à personalidade se tornaram recorrentes. Na prática, a Polaca existia como mera confirmação do poder político de Vargas, sendo que seu texto, por ser desrespeitado com impunidade, era "letra morta"." ()

  • GABARITO C

    O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico,

    -Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias.

    -Voto era aberto, intimidando o povo.

    -As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.

    O voto censitário só podiam votar (e ser votados) nobres, burocratas, militares, comerciantes ricos, senhores de engenho e homens de posses, mesmo analfabetos.

    -Foi o primeiro modelo instituído no brasil, desde o período colonial até o fim do império.

    -Previsto na CF de 1824. Extinto com a CF 1981.Mas, mesmo com o fim do voto censitário, mendigos, analfabetos e as mulheres ainda não tinham o direito ao voto com a CF 1981.

  • Excluindo a primeira acertiva é possível eliminar de cara três respostas erradas.

    letra C

    CFO BMBA 2019

  • Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território, desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:

    1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar. INCORRETO PORQUE NESSE ANO O VOTO ERA CENSITÁRIO OU POR RENDA.

    2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. INCORRETO PORQUE NESSE ANO FOI PROMULGADA A CF DE 1891, NO QUAL DEU FIM AO VOTO CENSITÁRIO E DEU INÍCIO AO VOTO ABERTO E UNIVERSAL.

    3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. CORRETO PORQUE NO ANO DE 1934 HOUVE OUTRA CF QUE ESTABELECE O VOTO FEMININO (PERÍODO DE VARGAS).

    4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário. INCORRETO PORQUE DESDE A CF DE 1891 ISSO ENCERROU.

    Assinale a alternativa correta.

    O CORRETO É A LETRA A

  • 1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar.

    NESTA ÉPOCA O VOTO ERA CENSITÁRIO, OU SEJA, EXIGIA-SE RENDA MÍNIMA ANUAL.

     2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. 

    CORRETO

    3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. 

    CORRETO

    4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.

    VOTO UNIVERSAL E SECRETO, INCLUSIVE VOTO FEMININO

  • A) VOTAVA QUEM TINHA RENDA

    B)CERTO

    C)CERTO

    D)VOTO, SECRETO, DIRETO E UNIVERSAL

  • é a partir de 1934 pessoal, não de 1932 questão anulada.

  • O correto seria a alternativa A. O voto de cabresto NÃO é um apelido para o voto a descoberto, mas sim um mecanismo de corrupção eleitoral usado pelos coronéis posteriormente DEVIDO ao fato do voto não secreto

  • Esta questão deveria ser anulada, uma vez que o voto feminino foi a partir de 1934.

  • GABARITO= C

    POR ELIMINAÇÃO DA PARA CHEGAR.

  • Cuidado com a afirmativa 3, as mulheres receberam o direito de votar com o Código Eleitoral de 1932, mas só foi CONSTITUCIONALIZADO em 1934.

    Fique atento ao enunciado da questão!

  • questao facil pra aspira da pm aqui do pr

  • Rumo a Gloriosa.... PMPR

  • Questão que não pega nem desavisado

  • RUMO É O CARAMBA- GAB C- Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

    1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar. ERRADO, pois o voto era censitário

    -CF de 1824/1889:  Foi outorgada. 

    1. Poder Monárquico, hereditário, constitucional e representativo. 
    2. 4 poderes: Moderador, Legislativo (senado vitalício- 800 mil reis- e câmara temporário- 400 mil reis), executivo e Judiciário. 
    3. Voto censitário: por renda (valor da produção de mandioca 150 alqueires: 200 mil reis). 
    4. Estado unitário dividido em províncias. 
    5. Religião oficial: católica 

    ------------

    2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. CORRETO, e quem instituiu isso foram os coronéis.

    -O CORONELISMO- características  

    • Tem origem dos pertencentes à guarda nacional 
    • Eles possuíam um curral eleitoral e nele exerciam seu poder fazendo com que a população local votasse nos políticos que os coronéis queriam, isso se chama voto de cabresto. 

    ------------

    3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. CORRETO

    -Criação da Justiça eleitoral, novo código eleitoral (1932): buscava combater as fraudes sistemática nas apurações (as fraudes eram realizadas pelo fato de existir o voto de cabresto do item anterior). 

    • universal direto, secreto e obrigatório, 
    • voto para as mulheres. 
    1. O DIREITO AO VOTO PARA A MULHER SÓ SURGIU EM 1932 , COM O CÓDIGO ELEITORAL, E CONSTITUCIONALIZADO EM 1934. Já o sufrágio universal só se consolidou com a constituição de 1988. 
    •  maiores de 21 podem votar. 

    ------------

     4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário. ERRADO

    • O Estado novo foi o período ditatorial de Vargas, as eleições diretas para presidente não foram mantidas
  • 2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. 

    Não foi apelidado de voto de cabresto por poder ser conhecido e declaro, mas sim por que havia a pressão dos coronéis, ao meu ver está errado.

  • Em meio aos questionamentos dos comentarios, vim responder o por que da III não estar errada. O problema está no constante uso do "logo" como conclusão ou causa e consequência; nesse caso, porém, ele está expressando sucessão, ordem ou tempo - que é uma das formas que o logo pode ser utilizado -, não consequencia ou resultado e olhando dessa forma, a III está corretíssima.