SóProvas


ID
2847865
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastação de Roma:

Não, irmãos, não nego o que ocorreu em Roma. Coisas horríveis nos são anunciadas: devastação, incêndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. É verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, não podemos consolarnos ante tantas desgraças que se abateram sobre a cidade.
(Santo Agostinho. Sermão sobre a devastação de Roma. Tradução de Jean Lauand. Disponível em: <http://www.hottopos.com/mp5/agostinho1.htm#_ftn2>. Acesso em 11 de agosto de 2018.)

Considerando os conhecimentos sobre a história do Império Romano (27 a.C. – 476 d.C.) e as informações do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histórico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequência para o Império, entre os séculos IV e V.

Alternativas
Comentários
  • É importante destacar que tudo o que for referente ao Império Romano do Oriente se estende até meados de 1400, e não apenas a 476 d.c. Um segundo ponto é que dificilmente as obras para ensino médio aprofundam nas particularidades dos povos que atacaram e derrotaram Roma.

    Dessa forma, a resposta mais simples e enxuta foi a correta

  • Se lembrarmos da formação do Reino dos Francos, iremos acertar a questão na boa

    O Reino dos Francos foi formado pelas invasões germânicas, povo bárbaro

    Lembre-se : para os romanos todo estrangeiro era bárbaro, mas somente os germânicos os invadiram, ou melhor fizeram um colonato-comitatus , a fim de conter a ameaça dos UNOS.

  • NUNCA ESQUEÇA: Império Romano do OCIDENTE CAI PRIMEIRO que o do Oriente

  • Os romanos chamavam de bárbaros quem não era romano e viviam dentro e fora do império.

    APMBB