SóProvas


ID
2847913
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma doença genética muito rara tem padrão de herança dominante. Um homem, filho de mãe afetada e pai normal, é afetado pela doença e é casado com uma mulher que não é afetada pela doença. A respeito dos filhos desse casal, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    a) 50%

    c) 0 %

    d) 100 %

    e) 100 %

  • Na alternativa C, o cromossomo x só pode ser da mãe e o cromossomo y só pode ser do pai. como a mãe não é afetada, não tem chance do filho ter a doença. No caso da B, a filha terá um cromossomo x da mãe e o cromossomo x do pai (que está afetado), então com certeza terá a doença.

  • pq a letra D ta errada ?

    • Doença autossômica: é causada por um gene que se encontra em um cromossomo autossômico, logo, atinge homens e mulheres na mesma proporção.
    • Doença ligada ao sexo: é causada por um gene presente em cromossomo sexual, no caso dos humanos, geralmente está associado ao cromossomo X.

    Também é comum no estudo da genética se referir a genes dominantes e recessivos, logo, é de suma importância compreeender o que isso significa.

    • Dominante: quando a característica se manifesta de qualquer forma, seja homozigoto (AA) ou heterozigoto (Aa);
    • Recessivo: a característica recessiva só consegue se manifestar quando está em homozigose (aa).

    Para resolver o exercício proposto, é necessário analisar as informações fornecidas pelo enunciado:

    • Doença tem comportamento dominante;
    • Homem afetado é filho de mãe afetada e pai normal;
    • Mulher não é afetada.

    Analisando as afirmativas:

    "Um filho desse casal tem probabilidade de 75% de ser afetado pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado num cromossomo autossômico.". Alternativa errada.

    Os genótipos dos pais são:

    • Pai: Aa;
    • Mãe: aa.

    Ao fazer o quadro de Punnet:

       A  a

    a  Aa  aa

    a  Aa  aa

    Um filho desse casal tem a probabilidade de 50% de ser afetado pela doença se o gene estiver no cromossomo autossômico.

    "b) Uma filha desse casal tem probabilidade de 100% de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X." Alternativa correta.

    Os genótipos dos pais são:

    • Pai: XᴀY;
    • Mãe: XaXa.

    Ao fazer o quadro de Punnet:

           Xa       Xa

    Xᴀ   XᴀXa     XᴀXa

    Y     XaY      XaY

    Uma filha desse casal tem 100% de probabilidade de ser afetada pela doença, enquanto um filho tem 0%.

    "c) Um filho desse casal tem probabilidade de 50% de ser afetado pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X.". Alternativa errada.

    Assim como o quadro de Punnet representado na alternativa "b" mostra, o filho desse casal só tem um genótipo possível: XaY. Logo, ele não será afetado.

    "d) Uma filha desse casal tem probabilidade de 25% de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado num cromossomo autossômico.". Alternativa errada.

    Assim como o quadro de Punnet representado na alternativa "a", a filha desse casal teria 50% de chance de ser afetada pela doença.

    "Uma filha desse casal tem 0% de probabilidade de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso do gene em questão estar localizado no cromossomo X". Alternativa errada.

    Assim como o quadro de Punnet representado na alternativa "b", uma filha desse casal só teria um genótipo possível: XᴀXa. Logo, há 100% de probabilidade dessa menina ser afetada.

  • Porque a mulher que se vai casar com o homem afetado é XaXa ? XaXa não seria a mãe do homem afetado ? Na pergunta está perguntando sobre o filho do Homem afetado e um mulher a qual não se tem informação. Correto ? Mas nas discussões estão discorrendo sobre a mãe do filho que tem a doença.