SóProvas


ID
2848075
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.
(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)

O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:

Alternativas
Comentários
  • A evolução da filosofia grega se dá a partir do questionamento dos fenômenos observados. Grosseiramente, a "primeria geração" é conhecida como pré-Socrática ou físicos, pois buscavam compreender os fenômenos naturais, da physis. Sócrates inaugura um outro nível de indagação ao aplicar um método investigativo que o conduza na busca pela verdade dos sentidos e signifcados. Assim, a partir de Sócrates, questões como justiça, beleza, ética, política, ocuparão as preocupações filosóficas. Platão, discípulo de Sócrates, transmitiu os ensinamentos de seu mestre fundando a Academia, escola de pensamento, e escrevendo diálogos nos quais seu mestre conduz debates sobre diversos temas. Aristóteles, discípulo de Platão na Academia, leva adiante o método socrático expandindo-o e aprofundando-o. Também funda uma escola de pensamento chamada Liceu. Estes três são considerados por muitos os grandes filósofos fundadores do método investigativo ocidental, que baseia-se na razão como forma de resolver os problemas do mundo. Mas não eram ateístas radicais, antes, acreditavam que as alegorias dos deuses possuíam suas verdades, porém poderiam ser captadas e compreendidas de maneira crítica e racional, como fica claro nas palavras de Sócrates que, embora apontado pelo oráculo de Delfos como o homem mais sábio do mundo, reluta, porém aceita a verdade dos deuses, pois considera impossível que mintam. Logo, a afirmativa E está errada. A letra A está errada, pois anuncia o movimento contrário do pensamento filosófico; as respostas C e D estão erradas, pois também afirmam o contrário da atitude dos filósofos para com a religião e às divindades.
    A resposta correta, portanto, é a letra B.
  • A utilização do Logos( RAZÃO) para desmitificar o mundo, vale ressaltar que um grande expoente dessa desmitificação foi o Xenófanes, que satirizou os gregos e seu politeísmo ( culto aos deuses gregos) que na verdade, eram apenas a projeção dos gregos com seus costumes e não deuses, segundo ele.

    LETRA B

    APMBB