SóProvas


ID
2848078
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que procurava.

(DESCARTES. Discurso do método. Col. Os Pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 46.)

O texto citado corresponde a uma das passagens mais marcantes da filosofia de Descartes, um filósofo considerado por muitos intérpretes como o pai do racionalismo. Com base no texto e na ideia geral de racionalismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Descartes, o homem que funda um método científico para a Modernidade, se preocupava em estabelecer aquilo que pudesse ser comprovadamente verdadeiro. Seu pensamento, formulado no início do século XVI, se esforçava para separar-se da visão de mundo Escolástica, a qual se apoiava em explicações religiosas sobre os fenômenos naturais. Do outro lado, existiam os céticos, aqueles que não acreditavam em qualquer explicação segura para as coisas do mundo. Os céticos duvidavam da própria capacidade do homem em apreender e explicar. Por isso Descartes afirma que sua formulação mínima de verdade, penso, logo existo, seria tão forte em sua verdade que nem mesmo os céticos a poderiam negar. A diferença entre Descartes e os céticos é que aquele transformou a dúvida em método e a partir dela passou a investigar as verdades pelo meio das experiências observáveis, organizadas e analisadas. O método cartesiano dará azo e fundamento ao estabelecimento da ciência experimental moderna. Devido a isto, a resposta correta é a letra C.
    A letra A está incorreta, pois o racionalismo não se apoia sobre experiência para alcançar verdades, este é o fundamento do Empirismo, filosofia desenvolvida pelo pensador inglês David Hume e do qual Descartes, um matemático, era crítico. Por isso a letra B esta incorreta. A letra D está incorreta, pelo que foi explicado no texto assim como a letra E, pois embora estabelecesse a dúvida como um método, Descartes buscava um ponto seguro de onde pudesse partir com um método e construir a verdade.
  • Descartes partiu da frase : ''penso, logo existo'' para fundamentar seu pensamento da duvida metódica: aquilo que se resta duvida será considerado como falso, então a unica certeza que se tem é a dúvida , o resto é negado com veemência

    LETRA C

    APMBB