SóProvas


ID
2848087
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente.
(MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)

Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nicolau Maquiavel ficou conhecido por ter escrito um dos mais emblemáticos e pragmáticos tratados sobre o poder. Habitante da cidade de Florença, na península italiana do século XVI, Maquiavel era parte de um mundo que compreendia o poder como manifestação divina. Seu exercício, porém, apoiado em registros e exemplos históricos, além de sua experiência como fundionário da República e diplomata, lhe permitiu fundamentar um manual para a conquista e a manutenção do poder por parte de um príncipe. Dedicou seu filho a César Bórgia, nobre e conquistador italiano a que procurava agradar, mas foi ignorado. Morreu sem o reconhecimento que buscava, mas legou ao pensamento humano um livro fundamental sobre as estruturas do poder.
    No trecho citado, salienta que, quando na conquista de cidades livres, somente a própria presença do príncipe, o aniquilamento total ou à manutenção da liberdade sob um governo amigo pode garantir o controle do novo príncipe. Estas seriam as únicas formas de legitimar o poder recém apossado.
    A resposta, portanto, é a letra A.
    A resposta B está errada, pois a democracia ainda é um valor distante no mundo de Maquiavel.
    A resposta C está errada, pois Maquiavel claramente não se opunha ao uso da força militar, quando necessário. Talvez a frase associada a ele"o fim justifica os meios", represente bem essa disponibilidade para a violência.
    A resposta D está errada, pois a manutenção da democracia não se faz por uma imposição do príncipe, modernamente compreendido como os Estados-Nacionais, mas a partir de uma sociedade civil forte e consciente.
    A letra E está errada, pois, novamente, eleição e democracia nada têm a ver com o mundo de Maquiavel.
  • O objetivo do maquiavel não é assegurar a ordem democrática, como é afirmado na alternativa E. O principe é um manual de como chegar e se manter no poder, lembrando sempre que, para maquiavel, os fins justificam os meios. Mentir, agir com crueldade, tudo isso é liberado NA VIDA POLÍTICA, a fim de conquistar e se manter no poder.

    CFO 2022