-
Gabarito C
A questão embora, na minha opinião, seja mal feita, com pouco de conhecimento na matéria, é possível descartar três alternativas por não terem
relação com o conteúdo cobrado.
Então ficamos entre as alternativas C e E.
- O conceito de homem complexo pressupõe que em sua relação transacional ele se esforça para dominar o mundo exterior e, para isso, usa suas habilidades. Para cada indivíduo o padrão de valores, percepções e motivações é o resultado da interação entre características biológicas e as experiências do seu desenvolvimento (CHIAVENATO, 2006).
- homo economicus: o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais.
Sucintamente, é o que segue;
- TEORIA CLÁSSICA: Homem Econômico
- TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - Homem Social
- TEORIA COMPORTAMENTAL - Homem Administrativo
- TEORIA ESTRUTURALISTA - Homem Organizacional
- TEORIA SISTÊMICA - Homem Funcional
- TEORIA CONTINGENCIAL - Homem Complexo
-
GABARITO C
O MODELO CONTINGENCIAL (aquele do homem complexo) aborda o conceito de que cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo!!! E a soma de todos os homens das outras teorias em uma só e que se evidencia de maneira relativa de acordo com a situação. E ele é composto por cognições, percepções, motivações dos indíviduos das organizações.
O conceito de homem complexo pressupõe que em sua relação transacional (que recebe insumos do ambiente e reage ao mesmo, em alguns momentos antecipando-se e provocando mudanças) ele se esforça para dominar o mundo exterior e, para isso, usa suas habilidades. Para cada indivíduo o padrão de valores, percepções e motivações é o resultado da interação entre características biológicas e as experiências do seu desenvolvimento (CHIAVENATO, 2006).
Resumindo: questão meio estranha, meio esquisita.
RESUMOS: https://goo.gl/92FN88
-
Assinale a opção que indica o modelo que, no âmbito da gestão de pessoas, reconhece motivação profissional nos fatores salário, metas, satisfação pessoal e qualidade de vida.
>> AS VEZES TEORIAS DOS DOUTRINADORES ATRAPALHA A RESOLVER QUESTÕES ASSIM
NOS DIAS DE HOJE PARA MANTER A MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO PESSOAL DO HOMEM MODERNO,
DURANTE A EVOLUÇÃO O HOMEM SE TORNOU MAIS COMPLEXO PARA SATISFAZER AS SUAS
"NOVAS" NECESSIDADES
>> MODELO DO HOMEM COMPLEXO
A- modelo de banco de horas B- modelo de plano de carreiras
C-modelo do homem complexo >> MODELO DO HOMEM COMPLEXO
D-modelo de gestão baseada em competências
E- modelo do homo economicus
-
Modelo do homem complexo ??
Penso que tou aprendendo sobre adm e eis que me aparece uma dessas rsrs.
-
Complexa estar a Cespe.
-
PALHAÇADA
-
O conceito de homem complexo pressupõe que em sua relação transacional ele se esforça para dominar o mundo exterior e, para isso, usa suas habilidades. Para cada indivíduo o padrão de valores, percepções e motivações é o resultado da interação entre características biológicas e as experiências do seu desenvolvimento (CHIAVENATO, 2006).
A natureza humana não é algo transparente, que todos podem ver com exatidão. As teorias de campo e da dissonância cognitiva sugerem três enfoques ao estudo do comportamento humano (segundo Thompson e Van Houten, em Ciências do Comportamento):
1. Ser transacional: percebe a pessoa como um ser transacional, que recebe insumos do ambiente e reage ao mesmo, em alguns momentos antecipando-se e provocando mudanças.
2. Comportamento Dirigido: a pessoa como ser capaz de ter objetivos e lutar para alcançá-los.
3. Modelo de Sistema Aberto: a pessoa age e reage, perseguindo os seus objetivos, independente do ambiente em que vive. Isso exige que a pessoa desenvolva reflexos mentais de pensar, decidir etc., e adquira informações ao ambiente externo que permita o enfrentamento das situações.
O comportamento humano baseia-se nos conceitos de sensação e percepção. A sensação é explicada pelo estímulo físico dos sentidos. Embora o conhecimento dessas sensações possa explicar o porquê e o como de alguns comportamentos, o entrelaçamento dessas sensações gera o processo de percepção, que nada mais é do que como reagimos às informações recebidas do meio externo.
fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/conceito-de-homem-complexo/41444
-
Gabarito letra C.
Trata-se de questão atinente às principais teorias gerais da administração. Individualmente, temos:
a) Errada, pois modelo de banco de horas não é uma das teorias da TGA;
b) Errada, pois modelo de plano de carreirasnão é uma das teorias da TGA;
c ) Gabarito. O conceito de homem complexo é presente na teoria contingencial, na qual são discutidos aspectos como carreira, motivação, metas e QVT;
d) Errada, pois modelo de gestão baseada em competências não é uma das teorias da TGA;
e) Errada, pois o conceito do homo economicus advém da Teoria Científica de Taylor, na qual não se discutem aspectos como carreira, motivação, metas e QVT;
facebook.com/admfederal
-
Deus conosco!!!
-
Errei em pensar que era o homem economicus
-
GAB:C
Homo Economicus (Administração Científica);
Homo Social (Teoria das Relações Humanas);
Homem Organizacional (Teoria Estruturalista);
Homem Administrativo (Teoria Comportamental)
Homem Funcional (Teoria dos Sistemas).
(CHIAVENATO, 2003).
" O homem complexo consiste num conceito do homem inserido numa organização, como possuindo um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades."
-
Estudado no modelo contingencial, o homem complexo é uma junção de todos os anteriores.
-
-
Resposta: letra C
HOMEM COMPLEXO
Para a Teoria da Contingência, as concepções anteriores a respeito da natureza humana contam apenas uma parte da história e não consideram toda a complexidade do homem e os fatores que influenciam a sua motivação para alcançar os objetivos organizacionais. Os autores propõem uma concepção contingencial a que denominam “ homem complexo”: o homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades. Ele opera como um sistema capaz de manter seu equilíbrio interno diante das demandas feitas pelas forças externas do ambiente. Esse sistema interno se desenvolve em resposta à premência do indivíduo de solucionar os problemas apresentados no seu defrontamento com o ambiente externo, seja na família, com os amigos, nas organizações em que atua, etc.
Alguns pontos são essenciais para se compreender o homem complexo:
1. O homem é um ser transacional: ele não só recebe insumos do ambiente, como reage a eles e adota uma posição proativa, antecipandose e provocando mudanças no seu ambiente. Ou seja, o homem é um modelo de sistema aberto.
2. O homem tem um comportamento dirigido para objetivos: o homem é um sistema individual que desenvolve seus próprios padrões de percepções, valores e motivos. As percepções se referem à informação que cada sistema individual recolhe do seu ambiente. Os valores são o conjunto de crenças e convicções sobre a realidade externa. Os motivos são os impulsos ou necessidades que se desenvolvem inconscientemente à medida que o indivíduo experimenta sucesso ou fracasso ao dominar seu ambiente. Essas três variáveis – percepções, valores e motivos – são inter-relacionadas: o que um indivíduo percebe em uma situação é influenciado pelos seus valores e motivos; e o desenvolvimento de valores e motivos é influenciado pelo processo de percepção, que determina qual a informação que o sistema deve recolher do ambiente.
3. Os sistemas individuais não são estáticos: eles estão em desenvolvimento contínuo, embora sempre mantendo sua identidade e individualidade ao longo do tempo. A maneira pela qual um indivíduo é motivado a se comportar em uma situação é função tanto da história do desenvolvimento do seu sistema individual como da natureza do contexto ambiental em que se encontra.
Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração - 9 edição- Idalberto Chiavenato - capítulo 18
-
Essas respostas são engraçadas pqp kkkk
-
Modelo Homem Nonsense Cespe!
-
Modelo de Homem NO NOTION CESPIANO.
-
Li no enunciado: motivação + vários fatores.
Li na alternativa: homem complexo.
Pensei: realmente o homem é um ser bem complexo. Não fui nada complexo e marquei.
-
E eu que achava que mulher que era complexa.