SóProvas


ID
2849320
Banca
UECE-CEV
Órgão
CGE - CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O defeito no pavimento asfáltico, caracterizado pelo surgimento de ligante em abundância na sua superfície, como manchas escuras, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Norma DNIT 154/2010-ES. Item 3.5

  • Exsudação!!

  • Excesso de ligante: exsudação

  • Corrugação ou Ondulação: deformação caracterizada por ondulações ou corrugações transversais de caráter

    plástico e permanente na superfície do pavimento. Normalmente apresenta-se nas regiões de aceleração ou de frenagem dos veículos e ocorrem com maior gravidade nas proximidades das trilhas de rodas.

    Fonte: Manual de Conservação Rodoviária DNIT/2005.

  • Ondulação ou corrugação: Deformação caracterizada por ondulações ou corrugações transversais na superfície do pavimento.

    Escorregamento: Deslocamento do revestimento em relação à camada subjacente do pavimento, com aparecimento de fendas em forma de meia-lua.

    Exsudação: Excesso de ligante asfáltico na superfície do pavimento, causado pela migração do ligante para a superfície do revestimento.

    Desgaste: Efeito do arrancamento progressivo do agregado do pavimento, caracterizado por aspereza superficial do revestimento e provocado por esforços tangenciais causados pelo tráfego. 

    Panela ou buraco: Cavidade que se forma no revestimento por diversas causas (inclusive por falta de aderência entre camadas superpostas, causando o desplacamento das camadas), podendo alcançar as camadas inferiores do pavimento, provocando a desagregação dessas camadas.

    Remendo: Panela preenchida com uma ou mais camadas de mistura asfáltica na operação denominada de “tapaburaco”.

    para mais detalhes: Norma DNIT 154/2010-ES. Item 3.5