SóProvas


ID
2850760
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Superintendente de um departamento considerou não possuir um estilo de liderança que pudesse lidar com a iminência de uma crise, sem precedentes, entre os seus principais servidores. Diante dessa situação, a competência exigida é a de um estilo de liderança

Alternativas
Comentários
  • Líder Autocrático (coercitivo): A sua liderança é focada apenas na execução das tarefas, baseando-se em regras. Normalmente este tipo de líder tem uma equipe desmotivada, pois seus liderados não conseguem enxergar evolução em suas atividades muito menos em suas carreiras. Esta liderança aparece, normalmente, em momentos de crise.

    Este tipo de líder tem como principais características: Liderança na base do poder, processual, não dá feedbacks, ouve muito mal e é excelente para momentos de crise extrema.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-3-tipos-mais-comuns-de-lideranca/72986/

     

  • A liderança autocrática (coercitiva) é recomendada em momentos de crise que necessitam de uniformização. O líder, neste caso, determina e os liderados apenas acatam passivamente tal escolha.

  • Ou Autocrática se preferir.

    Sem mais.

  • 1. Estilo de liderança direcionador

    “Faça o que eu faço, agora!”


    2. Estilo de liderança coercitivo

    “Faça o que eu digo”


    3. Estilo de liderança autoritário

    “Venha comigo”


    4. Estilo de liderança maternal

    “Pessoas em primeiro lugar”


    5. Estilo de líder instrutor

    “Tente isso”


    6. Estilo de liderança democrático

    “O que você acha?”


    Principais Tipos de Liderança

    Liderança Autocrática (Foco no Chefe) ...

    Líder Democrático (Foco no Líder e na Equipe) ...

    Líder Liberal (Foco na Equipe) ...

    Liderança Situacional (Foco nas Situações e no Nível de Maturidade dos Profissionais) ...

    Líder Coach (Foco nas Pessoas e nos Resultados) ...

    Desenvolva sua Liderança.

  • Gabarito Letra E

     

    --- > Os principais tipos de poderes da liderança são:

    1. Poder de recompensa

    2. Poder legítimo

    3. Poder de coerção (coercitivo):

    4. Poder normativo (manipulativo/persuasivo/sugestivo):

    5. Poder de competência / especialização/perito

    6. Poder de referência:

    7. Poder de informação

    8. Poder carismático

     

    Poder de coerção (coercitivo): representa a possibilidade de agir coercitivamente na ameaça ou aplicação de punições, visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados pela organização;

  • Eu errei esta questão na hora da prova pois não conseguir analisar o cenário.Mas agora revendo a questão pude perceber que realmente na iminência de uma crise entre grupos que ''destoam'' é preciso que o líder tenha pulso, e coloque ordem na casa ou melhor, na organização. realmente o gabarito é a alternativa ''e''

  • Um caso prático de liderança coercitiva em situações de crises é o de Winston Churchill. Caso tenham interesse, deixarei o vídeo abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=13Tos1JN_2Q

  • Gabarito letra E

    -> Pessoal, devemos ter em mente, nas questões, que o líder coercitivo não deve ser entendido somente através do senso comum, como "opressor, inacessível".

    -> O Líder coercitivo, por outro lado, possui qualidades a depender da situação e do momento vivido pela organização.

    -> Se você pegar a teoria de Fiedler, por exemplo, observa que, em momentos de crise, o líder mais experiente possui mais vantagens sobre outros.

    -> Portanto, o Líder coercitivo, apesar de, em regra, não colaborar para a manutenção prolongada de um bom clima organizacional, pode ser eficaz quando se deseja alcançar determinados resultados a curto prazo.

    3 de Março de 2019, pleno Carnaval. Trios elétricos neste momento tocam várias marchinhas e nós estamos aqui. Avante, Guerreiros!

  • Comentário:

    Pessoal,  dentre os estilos de liderança, aquele que mais é adequado a um momento de crise é o autocrático/coercitivo, como vimos na teoria. O líder autocrático impõe a sua vontade e bota ordem quando esta falta. Em momentos de crise, muitas são as opiniões que surgem e quanto mais debates sobre os problemas, mais discussões e desentendimentos surgirão, podendo causar uma quebra institucional. O líder autocrático unifica as ideias e traz comando àqueles que estão perdidos.

    Gabarito: E

  • GABARITO: E

    Os estilos de liderança que mais é adequado a um momento de crise é o autocrático/coercitivo, como vimos na teoria. O líder autocrático impõe a sua vontade e bota ordem quando esta falta. Em momentos de crise, muitas são as opiniões que surgem e quanto mais debates sobre os problemas, mais discussões e desentendimentos surgirão, podendo causar uma quebra institucional. O líder autocrático unifica as ideias e traz comando àqueles que estão perdidos.

    Fonte: Profª Camila Montenegro - Direção Concursos

  • Gabarito: E

    A questão cobrou conhecimentos a respeito dos estilos clássicos de liderança de Lewin.

    1) Autocrático: líder decide, centralizador, é dominador e não permite participação dos membros da equipe. Esse estilo é o mais adequado para lidar com momentos de crises;

    2) Democrático: o líder estimula a participação e a comunicação é franca e cordial entre líder e liderados;

    a) Consultivo: escuta a equipe e depois decide;

    b) Participativo: A decisão é feita em conjunto.

    3) Liberal: os liderados têm liberdade total, delega tudo para a equipe, o líder pouco participa. Funciona quando a equipe é autogerenciável.

    @adm.semduvida