SóProvas


ID
2850775
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação no ambiente corporativo vem sendo estudada sob dois diferentes aspectos, redundando nas teorias de conteúdo, que buscam identificar quais fatores geram motivação, e nas teorias de processo, que objetivam explicar como a motivação ocorre. Exemplo clássico da primeira vertente é a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, que predica a existência de fatores

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Herzberg:

    fatores motivacionais: realização, reconhecimento, autonomia, possivel crescimento, possibilidade aprendizagem. (SATISFAÇÃO)


    fatores higiênicos: supervisão, política da empresa, salário, relacionamento interpessoal, segurança, condições físicas de trabalho.(INSATISFAÇÃO)

  • Gab. D

                                  TEORIA DOS DOIS FATORES -  HERZBERG

     

     -> HIGIÊNICOS --------> Quando não são atendidos leva à INSATISFAÇÃO, mas se atendidos ainda não são capazes de causar motivação.

                        Ex: salário, ambiente de trabalho.

     

     -> MOTIVACIONAIS --> Fatores podem levar o indivíduo a ter SATISFAÇÃO, mas se não for atendido causará falta de entusiasmo ao colaborador.

                        Ex: novos desafios, reconhecimento pelo bom trabalho. 

  • TEORIA DOS DOIS FATORES -  HERZBERG


    MOTIVADORES INTRÍNSECOS >> INFLUENCIAM NA SATISFAÇÃO

    > CRESCIMENTO PESSOAL

    > CONTEÚDO DO TRABALHO

    > RECONHECIMENTO

    > REALIZAÇÃO


    FATORES HIGIÊNICOS EXTRÍNSICOS >> INFLUENCIAM A INSATISFAÇÃO

    > SALÁRIO

    > RELACIONAMENTOS PESSOAIS

    > CONDIÇÕES DE TRABALHO

    > SEGURANÇA

    > POLÍTICAS DA EM PRESA

  • Teoria bifatorial:

    A) Fatores higiênicos: são fatores externo ao contexto do trabalho, que previnem a insatisfação.

    B) Fatores motivacionais: são fatores internos ao contexto do trabalho, que promovem a satisfação (e motivação).

  • Falou em Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg é só lembrar de duas palavrinhas: MOTIVACIONAIS e HIGIÊNICOS.


    Na administração, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.


    Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o indivíduo:


    "Fatores motivacionais"/ INTRÍNSECOS (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização;


    "Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, , etc.


    A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos.

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Fonte: ☛ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Gab. D.

    Fatores higiênicos - Que previnem a insatisfação e fatores motivacionais.

    A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos.

  • Fatores satisfacientes (motivacionais) e insatisfacientes (higiênicos);

     

    Insatisfacientes:

    - quando ótimos, evitam/previnem a insatisfação;

    - quando precários, provocam a insatisfação;

    - contexto do cargo: condições físicas, ambientais, salários, clima, regulamentos.

     

    Satisfacientes:

    - quando ótimos, elevam a satisfação;

    - quando precários, provocam a ausência de satisfação (neutro);

    - conteúdo do cargo: próprio trabalho, tarefas, deveres, realização, crescimento, reconhecimento, autonomia.

     

    Conclusão de Herzberg: os fatores responsáveis pela satisfação são totalmente desligados dos responsáveis pela insatisfação; para produzir mais motivação, ele propõe o enriquecimento das tarefas.

     

    Fonte: Ribas e Salim + questões resolvidas.

  • O enunciado pede para assinalarmos a alternativa que trata sobre a Teoria Bifatorial de modo que devemos procurar a alternativa que descreve fatores higiênicos e motivacionais.

    Dentro da teoria dos dois fatores, temos como fatores motivacionais aspectos relacionados ao mais alto nível de autorrealização do indivíduo, tais como o reconhecimento, a possibilidade de crescimento pessoal, o conteúdo (atribuições) do trabalho e o exercício da responsabilidade. 

    Por outro lado, aspectos como salários, condições de trabalho, estilo de supervisão, segurança, relacionamentos pessoais no trabalho e políticas da empresa seriam fatores higiênicos. Fatores higiênicos são aqueles que se relacionam como a insatisfação no trabalho. Quando ausentes geram insatisfação, porém caso estejam presentes não geram motivação.

    A única alternativa que traz esses conceitos é a alternativa D.

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    FONTE: QC

  • Gabarito: D

    A questão cobra conhecimentos sobre Teoria dos Dois Fatores ou Teoria Bifatorial de Frederic Herzberg. O autor entende que a motivação é intrínseca. Assim, os fatores externos não são motivadores.

    De acordo com o autor, há duas categorias de fatores a serem considerados na motivação:

    1) Fatores higiênicos: referem-se às condições ambientais e físicas do trabalho. São aspectos que não podem ser controlados pelos funcionários. Ex: salários e relacionamento interpessoal.

    Quando presentes, evitam a insatisfação.

    Quando ausentes, causam insatisfação.

    2) Fatores motivadores: referem-se ao conteúdo do cargo, das tarefas e à realização do trabalho. Tais aspectos estão sob controle dos indivíduos.

    Quando presentes, causam motivação.

    Quando ausentes, evitam insatisfação.

    Para proporcionar continuamente a motivação no trabalho, a Teoria dos dois Fatores de Herzberg propõe o enriquecimento de tarefas.

    @adm.semduvida