SóProvas


ID
2850997
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Gatos, cães e gêneros literários


      Ao contrário dos cães, gatos não fazem festa nem estardalhaço, não são excessivamente carentes de afeto, podem dormir e sonhar por um século e esquecer o mundo ao redor. Não por acaso, um ditado chinês diz: “O cachorro é um romance, e o gato, um poema".

      Nesse sábio ditado oriental reside uma delicada definição de gêneros literários. Pense no cotidiano de um cão: as peripécias, o corre-corre, os momentos de exaltação e melancolia, ganidos de dor, saltos estabanados, ataques de raiva... Agora imagine o discreto cotidiano de um gato: a pose hierática, a atitude ensimesmada, o salto sem ruído, a expressão misteriosa do olhar, a repetição dos gestos, o olhar em transe, fitando as asas de um inofensivo beija-flor... O gato encarna uma subjetividade lírica que reitera o ditado chinês.

(Adaptado de: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 209)

A frase O gato encarna uma subjetividade lírica que reitera o ditado chinês encontra outra redação, igualmente correta e coerente com o sentido original, no seguinte caso:

Alternativas
Comentários
  • Significado de REITERAR: confirmar, repetir.

    Gabarito: D

  • Erro da alternativa A: Vai de encontro refere ao fato de duas ou mais coisas (objetos, ideias, situações e etc) confrontarem-se entre si.

  • O mais legal disso tudo é que existem pessoas que são do tipo canino e existem pessoas que são do tipo felino. Porém, tudo mundo alterna entre esses dois mundos, de vez em quando.

    MIAUUU. AU AU AU.

    Vida à cultura democrática, Monge.

  • vai ao encontro = a favor

    vai de encontro = contra



  • A A poesia subjetiva, que o gato elabora, vai de encontro ao que repete o ditado chinês. 

    A oração subordinada adjetiva explicativa deveria ter sido fechada com a outra vírgula logo após "elabora" para evitar o prejuízo à correção gramatical. Da forma como foi posta a frase, sujeito e verbo estão separados por vírgula ("poesia" e "vai").

    B No ditado chinês, confirma-se o mistério que o gato costuma refutar.

    Erro de semântica. Refutar não é sinônimo de reiterar.

    C Alude-se no provérbio chinês, que cabe ao gato confirmar sua indisposição íntima.

    Nesse caso a vírgula prejudica a correção gramatical, pois o "que" é uma conjunção integrante que funciona como complemento do verbo, não podendo ser separado por vírgula.

    D A subjetividade poética incorporada pelo gato confirma a máxima chinesa. 

    GABARITO

    E O ditame chinês é reiterado pelo gato onde este fortalece a poesia lírica. 

    Frase sem pé nem cabeça. "Onde" é usado para indicar lugar, mas faz referência a "gato".