-
Gabarito E
questão bem difícil , fui eliminado com a tesoura(alias, amei esse recurso) a Alternativa A e C
e marquei E pois achei mais bonita que as outras.
Deu certo, mas poderia não ter dado.
-
(A) O médico explicou minuciosamente o que ocorreu, cientificamente, com o filho do pai.
(B) Não, pois não respondeu a pergunta do pai, por exemplo.
(C) Não, pois o médico apenas descreve, cientificamente, o que de fato ocorreu com o filho, não necessariamente satisfazendo o pai emocionalmente, pelo menos não é o demonstrado no texto.
(D) O médico, no contexto, apenas se utiliza de sua profissão para explicar precisamente o real motivo pela morte do filho do pai desconsolado, o que extrapolaria a alternativa no que tange à frase "esforços do médico em consolar o pai", pois o médico em momento algum o consola.
(E) GABARITO, visto que a pergunta do pai ultrapassou a análise científica feita pelo médico, pois esse não conseguiu responder a pergunta respondida pelo pai, visto que a pergunta desse é muito mais profunda à análise científica do ocorrido.
-
(A) "A explicação do médico é irretocável"
(B) Não, pois o médico apenas deu a explicação cientifica sobre a causa da morte.
(C) Não, mesma situação da letra B, o médico fornece apenas a explicação cientifica, mas nao responde à indagação do pai "por que não eu?".
(D) O médico, não teve máxima precisão cientifica, apenas fez seu trabalho explicando de forma objetiva o que aconteceu.
(E) GABARITO.
-
a) a explicação clínica fornecida, como costuma ocorrer, está longe de ser “irretocável”. ERRADO! Observem os trechos confirmadores:
A explicação do médico é irretocável...
b) a medicina tem explicações que vão muito além das nossas necessidades de conhecimento. ERRADO!
Os porquês da ciência são por vezes rasos: mapas, registros e explicações cada vez mais precisas e minuciosas da superfície causal do que acontece.
c) a indagação do pai leva o médico a satisfazê-la com uma explicação objetiva e minuciosa. ERRADO!
O “porque" da ciência médica nem sequer arranha o “por quê" do pai desconsolado.
d) os esforços do médico em consolar o pai desesperado levaram-no à máxima precisão científica. ERRADO!
Porque o intuito maior não é consolar o pai, mas mostrar o motivo da morte utilizando a base científica.
e) os porquês levantados pelo pai ultrapassam em muito a “superfície causal” da sua experiência. Perfeita!
Gabarito letra E.
-
Por quê?
-
Leiam esses trecho quem não entendeu ! A explicação do médico é irretocável, mas seria a resposta ao “por quê" do pai inconsolável?
-
A a explicação clínica fornecida, como costuma ocorrer, está longe de ser “irretocável”. - Ela é de fato irretocável.
B a medicina tem explicações que vão muito além das nossas necessidades de conhecimento. - as explicações da medicina são superficiais.
C a indagação do pai leva o médico a satisfazê-la com uma explicação objetiva e minuciosa. - a resposta do médico não satisfez a indagação do pai.
D os esforços do médico em consolar o pai desesperado levaram-no à máxima precisão científica. - o médico não consola o pai só responde a sua pergunta
E os porquês levantados pelo pai ultrapassam em muito a “superfície causal” da sua experiência. - Correto
-
-
O detalhe, na letra "e", é perceber que a questão se refere ao questionamento levantado pelo PAI, e não pelo médico. Logo, sim, os questionamentos feitos pelo PAI vão muito além do mero saber científico e, diria mais, acadêmico do doutor.
-
O pai quer saber a causa da morte da filha, tão jovem, lendo o texto vemos que ele até faz uma referência a Deus implícita, desse modo, a explicação do médico é superficial.