-
Gabarito: E.
Rodrigo Rennó:
A Teoria de Sistemas é uma abordagem moderna, derivada dos estudos da Biologia. Se propõe a analisar as organizações sob a perspectiva do ambiente, das interações entre os sistemas (ou órgãos, empresas, etc.) e os conceitos de subsistemas (sistemas dentro de outros sistemas). Engloba a noção de que as organizações são sistemas abertos, que estão em uma constante relação com o meio ambiente externo e que são impactadas positiva ou negativamente por ele. O administrador deveria ter, assim, uma visão abrangente da organização e de seus relacionamentos.
-
LETRA E
TEORIA DO SISTEMA --------------------------> LUDWING VON BERTALANFFLY
- ORGANIZAÇÕES SÃO VISTAS COMO SISTEMAS ABERTOS, VISÃO DO TODO.
- VISAO DO HOMEM FUNCIONAL.
- INTERAGE COM O AMBIENTE EXTERNO (CONCORRENTES, FORNCEDORES, CLIENTES...)
- O TODO É MAIOR QUE A SOMA DAS PARTES.
- PENSAMENTO HOLÍSTICO.
-
Cabe ressaltar que além da interação da organização com o ambiente em que se insere, sendo por este influenciada, a organização também influencia o ambiente a qual está inserida (relação orgânica e de troca).
Gabarito: E
-
A Teoria de sistema explica que o sistema é definido como um conjunto de partes que formam um todo, em geral complexo. Ainda sobre a ideia de sistema, precisamos entender que as partes se relacionam, ou seja, interagem, e que funcionam tanto isoladamente quanto conjuntamente.
Fonte: Ribeiro, Thiago de Luca. (2016). Administração sob a ótica dos concursos, P.35, Editora Labrador: São Paulo.
-
Letra e)
Resumo da Teoria dos Sistema da Administração - T.G.S
- Foi criada por Ludwig Von Bertalanffy (biólogo).
- Sistema Aberto ( Influência/influenciado pelo ambiente).
- A organização é a soma de suas PARTES (gerência de marketing, finanças,..)
- Interdepedência ( Fracasso de uma área enfraquece as demais), Exemplo: Vendas - Excelente mas a produção - péssima, no caso, a empresa perderia clientes por não conseguir atender a demanda.
- Conceitos importantes ( ENTRADA, SAÍDA, FEEDBACK, CAIXA PRETA, SINERGIA, HOLISMO, HOMEOSTASE, EQUIFINALIDADE, ENTROPIA, ENTROPIA NEGATIVA).
-
A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas. Um sistema , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos.
Seu foco não era a Administração em si, mas sim a integração das ciências existentes para a compreensão e o manejo da realidade genérica. A primeira ideia de Bertalanffy era que todos os sistemas são formados por partes que são interdependentes. A segunda ideia central de sua teoria era a necessidade de se aplicar diversos enfoques para entender e lidar com uma realidade cada vez mais complexa.
A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica.
-
A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores.
A Teoria de Sistema permite reconceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.
-
Ele é o pai da teoria sistêmica.
-
Abordagem Sistêmica - Você é influenciado pelo meio que vive.
-
A Abordagem Sistêmica da Administração significa ver a Administração como um SISTEMA ABERTO, que interage com o ambiente externo. Tem sua gênese na denominada Teoria Geral dos Sistemas.
-Recebe insumos (inputs), realiza o processamento desses insumos e apresenta saídas/produtos (outputs) para o ambiente.
-A abordagem é EXPLICATIVA e DESCRITIVA
-Enfoque: Ambiente
-
-
Feedback negativo.
-
Teoria dos sistemas - Ludwig von bertalanffy
•Para ele um sistema é um conjunto de unidades recíprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo;
•Buscou integrar todas as áreas do conhecimento;
• Interdependência: uma área depende da outra;
•Organizações são sistemas abertos pois está em constante interação com o meio ambiente;
• Organização é sistema coomplexo, com partes interrelacionadas.
GABA "e"
-
2020 CHEGOU E ESTOU AQUIII AINDA. NÃO DESISTAM.
-
GABARITO: LETRA E
A TGS é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos do conhecimento – até então estranhos uns aos outros pela especialização e consequente isolamento – passaram a tratar os seus objetivos de estudo (sejam físicos, biológicos, psíquicos, sociais, químicos etc.) como sistemas, inclusive a Administração.Com o advento da
Teoria Geral dos Sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.