SóProvas


ID
2851300
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o Texto 1 a seguir e responda à questão.


Texto 1:


O discurso relatado em depoimentos da justiça


    Evocar ou reproduzir os enunciados emitidos por outros é comum na nossa fala cotidiana. Nos depoimentos prestados na justiça brasileira, isso também acontece, pois, de acordo com a bibliografia jurídica, a testemunha depõe sobre suas percepções sensoriais a respeito dos fatos, o que inclui as falas pronunciadas diante dela ou as que chegaram ao seu conhecimento por meio de outras pessoas. A citação da fala do outro ocupa, portanto, um lugar de destaque nos depoimentos, uma vez que somente por meio dela pode-se reconstruir alguns fatos.

    Logo, o discurso citado aparece nos depoimentos como recurso empregado pela testemunha para incluir ou para compor informações. Entretanto, ele aparece também como mecanismo utilizado pelo agente da justiça (juiz, delegado ou escrivão) para realizar o assentamento escrito da fala da testemunha.

    Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz, passando a fazer parte do processo, sob uma formalização escrita. Essa passagem do oral para o escrito contribui para o caráter polifônico e controvertido da prova testemunhal, pois é responsável por uma série de interferências dos agentes da justiça na elaboração dos textos escritos, causando um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original. [...]


Fonte: ROMUALDO, Edson C. O discurso relatado em depoimentos da justiça: formas e funções. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 25, n. 2, p. 233-240, 2003.

No Texto 1, o autor defende uma ideia e expõe seu ponto de vista, apresentando argumentos para fundamentá-lo.

Sobre a argumentação do autor do Texto 1, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB A Errei a questão por ter lido rapidamente e não ter voltado pra consultar o texto..mas está explicitamente evidente hehehe q o último parágrafo já começa falando de oralidade q é um dos principio de processo penal ae a alternativa A já fala q é a escrita q é princípio penal. Então galera.. a lição q fica é: ler a poha do precioso texto com a calma de um buda kkkk Avante!

  •  Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz


    É INCORRETO afirmar que A) Argumenta sobre a importância da documentação escrita como o princípio do processo penal,


    Justificativa: O texto afirma que a ORALIDADE e não a DOCUMENTAÇÃO ESCRITA é um dos princípios do Processo Penal .

  • Houve extrapolação, pois em nenhum momento diz que a escrita é princípio do proc penal.

  • Simples a banca apenas trocou os termos.

    Embora a ORALIDADE seja um dos princípios do processo penal.


    (TEXTO AFIRMA QUE ORALIDADE É PRINCIPIO PENAL)


    DOCUMENTAÇÃO escrita como o princípio do processo penal.

    (ENUNCIADO AFIRMA DOCUMENTAÇÃO É PRINC. PENAL)


    Logo eremos uma contradição de informações.


    GABARITO A


  • 1º O candidato deve se atentar para o enunciado da questão, na qual, exigiu a compreensão textual (aquilo que está dentro do texto);

    2° sabendo que ele quer a compreensão textual, logo, o candidato deveria fazer uma leitura atenta do texto;

    3° analisando as alternativas, a letra "A)", é a única alternativa que não condiz com o que está escrito no texto, pois em nenhum momento o autor diz que a documentação escrita é princípio do processo penal.



  • "A citação da fala do outro ocupa, portanto, um lugar de destaque nos depoimentos, uma vez que somente por meio dela pode-se reconstruir alguns fatos. "


    Argumenta sobre a importância da documentação escrita como o princípio do processo penal. ERRADO

    O PRÍNCIPIO É A FALA, POIS SEM ELA NÃO TEM A ESCRITA.


    "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. "

    1 Pedro 5:7



  • Eu não concordo que a letra D esteja certa.

    Se ele critica o fato de a escrita dos testemunhos ficar prejudicada pelas interferências pessoais dos agentes, como ele demonstra um comprometimento da passagem do oral para o escrito?

  • Analisemos letra a letra.

    Letra A - ERRADA - No último parágrafo, o autor declara explicitamente que é a oralidade - e não a documentação escrita, como afirma o item - um princípio do processo penal: "Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal...".

    Letra B - CERTA - De fato! Dá a entender o autor que a reprodução escrita da fala da testemunha pode não ser fidedigna.

    Letra C - CERTA - De fato! A oralidade é apresentada com um princípio do processo penal.

    Letra D - CERTA - Há uma sutileza nessa redação. Deve-se entender que "comprometimento" está associado não a um compromisso ou promessa, e sim a um dano ou falha. Adotando essa sinonímia, de fato, o autor sinaliza que as interferências dos agentes ao relatar de forma escrita a fala das testemunhas gera " um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original".

  • GABARITO LETRA A

    a) Argumenta sobre a importância da documentação escrita como o princípio do processo penal. [INCORRETA] O princípio processual penal citado é o da ORALIDADE, a documentação escrita não é princípio.

    b) Alerta para os cuidados com o registro da citação de fala nos depoimentos. [CORRETA] O texto alerta sobre as possíveis interferências causadas pela passagem do depoimento oral para documentação escrita.

    c) Defende a importância do discurso relatado para os procedimentos da justiça. [CORRETA] Uma vez que o próprio texto aponta que muitos fatos só pode ser reconstituídos por meio dos depoimentos.

    d) Demonstra o comprometimento da passagem do discurso oral para o discurso escrito. [CORRETA] Aqui, o comprometimento do verbo COMETER está no sentido de "prejudicar algo ou alguma coisa; danificar: comprometer o trabalho de alguém." Desse modo, correta a alternativa, pois ao final do texto o autor aponta que a passagem do oral para o escrito é responsável por uma série de interferência dos agentes da justiça na elaboração dos textos e, por esse motivo, ocorre prejuízo.

  • A falta de atenção ao ler "comprometimento" me fez errar a questão, visualizei um significado que nesse caso não tem

  • Acertei a questão de acordo com o último parágrafo do texto, vejamos:

    Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz, passando a fazer parte do processo, sob uma formalização escrita. Essa passagem do oral para o escrito contribui para o caráter polifônico e controvertido da prova testemunhal, pois é responsável por uma série de interferências dos agentes da justiça na elaboração dos textos escritos, causando um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original. [...]

    Não tem esse argumento que a alternativa A fala sobre a importância da documentação escrita.

  • Gab A

    Questão pede a Incorreta:

     Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz, passando a fazer parte do processo, sob uma formalização escrita.

    A Oralidade é um princípio do Processo Penal e não a escrita.

  • Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal...

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento de interpretação de texto. O candidato deve indicar qual assertiva não teve relação com o texto apresentado, ou seja, deve-se marcar a assertiva incorreta. Vejamos:

    a) Incorreta.

    “Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz, passando a fazer parte do processo, sob uma formalização escrita.”

    O trecho acima retirado do texto mostra que o princípio é a oralidade, mas que o documento é escrito, reduzido a termo pelo escrivão. Ou seja, não há documento oral.

    b) Correta.

    "Essa passagem do oral para o escrito contribui para o caráter polifônico e controvertido da prova testemunhal, pois é responsável por uma série de interferências dos agentes da justiça na elaboração dos textos escritos, causando um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original. [...]”

    O trecho acima retirado texto mostra as interferências que causam a transcrição do oral para o escrito e isso soa como um alerta.

    c) Correta.

    A citação da fala do outro ocupa, portanto, um lugar de destaque nos depoimentos, uma vez que somente por meio dela pode-se reconstruir alguns fatos.

    O trecho acima o autor fala sobre a importância da fala do outro e que esses depoimentos podem ajudar a reconstruir fatos.

    d) Correta.

    "Essa passagem do oral para o escrito contribui para o caráter polifônico e controvertido da prova testemunhal, pois é responsável por uma série de interferências dos agentes da justiça na elaboração dos textos escritos, causando um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original. [...]”

    O trecho acima mostra que o que é falado como depoimento é documentado a escrito e isso compromete muitas vezes a versão que foi a priori dita após ser transcrita pelos agentes da justiça.

    Gabarito do monitor: A

  • A Oralidade é um princípio do Processo Penal e não a escrita.

  • A unica que eu tinha certeza que estava correta era a incorreta :')