SóProvas


ID
2851312
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os princípios norteadores da Redação Oficial visam facilitar o trabalho do redator bem como garantir a precisão e a eficiência daquela comunicação.

Sobre Redação Oficial, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Manual de Redação Oficial da Presidência da República

     

     A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza (e não linguagem burocrática), concisão, formalidade e uniformidade. 

     

    Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência." (LIMPE)

  • GABARITO: D

    "...consagrar uma linguagem BUROCRÁTICA..."

  • Vocábulos de circulação restrita e linguagem burocrática, não.

  • Gabarito letra E


    A redação oficial deve caracterizar-se por:


    -clareza e precisão;

    - objetividade;

    - concisão;

    - coesão e coerência;

    - impessoalidade;

    -formalidade e padronização; e

    - uso da norma padrão. 

  • Onde está a letra E ?

    Vocês estão de brincadeira !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Redação Oficial

    Emissor: aquele que transmite a mensagem. Nas comunicações oficiais, há sempre um único emissor, o serviço público. Há preferência pela 3ª pessoa do singular, seguindo o princípio da impessoalidade, ou ainda pela 1ª pessoa do plural (plural de modéstia).

    Receptor: aquele que recebe a mensagem. Nas comunicações oficiais, poderá ser o serviço público ou mesmo um particular.

    Mensagem: é o assunto. Nas comunicações oficiais, será de interesse da administração pública.

    Canal: meio exterior. Nas comunicações oficiais, é o expediente oficial.

    Código: linguagem. Nas comunicações oficiais, seguirá a norma culta da Língua Portuguesa, a impessoalidade, a concisão (textos objetivos e econômicos), a clareza, a formalidade, a uniformidade, além da coesão e da coerência.

  • Letra D.

    d) Errado. A linguagem burocrática fere o princípio da clareza do texto.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • GABARITO: D

    É verdade que o uso padrão culto do idioma é imprescindível na redação oficial. Incorreto, porém, dizer que se deve utilizar uma linguagem burocrática.

    Ademais, de acordo com o Manual: "A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com objetividade e máxima clareza - impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.".

    A redação deve ser clara, um dos requisitos para que se obtenha a clareza, de acordo com o manual é a utilização de palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assuntos técnicos. É recomendado ainda, não utilizar regionalismos e neologismos.

    Ainda, a redação oficial deve caracterizar-se por:

    Clareza precisão;

    Objetividade;

    Concisão;

    Coesão e coerência;

    Impessoalidade;

    Formalidade e padronização;

    Uso da norma padrão.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

    Bons estudos!

  • A redação oficial deve caracterizar-se por:

    • objetividade: ser objetivo, CLARO, DIRETO.

    • concisão: sucinto. RESUMIDO.

    • coesão e coerência: NEXO DE CAUSALIDADE entre parágrafos.

    • impessoalidade: interesse PUBLICO

     formalidade e padronização: Uso do padrão CULTO.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento a respeito dos atributos da redação oficial.

    a) Conforme explica o manual de redação, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. É considerado claro o texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Sendo assim, inferimos que esta alternativa está correta.
    b) De acordo com o manual, as comunicações oficiais devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem. Desse modo, conseguimos inferir que esta alternativa está correta.
    c) Conforme estabelece o manual de redação, as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público). Nesse sentido, verificamos que esta alternativa também está correta.
    d) O manual de redação esclarece que a forma de redigir um texto não deve ensejar o entendimento de que se proponha de uma forma específica de linguagem administrativa. O uso dela é antes uma distorção do que deve ser a redação oficial e, portanto, não deve se caracterizar pelo abuso de expressões e clichês do jargão burocrático e de formas arcaicas de construção de frases. Nesse sentido, inferimos que a afirmação desta alternativa está incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.


  • GAB D. Como que uma linguagem burocrática e verbos de circulação restrita irão propiciar a imediata compreensão de todos? Logo, esta é a incorreta.

  • GAB. D

    Exige o uso do padrão culto da língua, de modo a consagrar uma linguagem burocrática, com preferência pelo uso de determinadas expressões de tradição, incluindo, necessariamente, vocábulos de circulação restrita, de modo que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.

    -clareza e precisão;

    - objetividade;

    - concisão;

    - coesão e coerência;

    - impessoalidade;

    -formalidade e padronização; e

    - uso da norma padrão