-
Acredito que essa questão seja anulada. Pois vários autores divergem sobre a coloração e o tempo. Afinal, o pioneiro do ESPECTRO EQUIMÓTICO (Legrand du Saulle) diverge tanto das cores como do tempo.
Espectro equimótico de Legand du Saulle
1) vermelho - 1° - 2° dia;
2) voiláceo - 2° ao 3° dia;
3) azulado - 4° ao 6°;
5) esverdeado - 7° ao 10°;
6) amarelado - 12° dia
-
Várias doutrinas afirma que de acordo com o Espectro Equimótico de Le Grand du Saulle a evolução é:
1° dia = vermelha
2° ao 3° dia = violáceo
4 ao 6 dia = azulado
7 ao 10 dia = verde
11 ao 15 dia = amarelado
15 ao 20° dia = normalizando.
Se tiverem divergências realmente deverá ser anulada.
-
Letra A: avermelhada. Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
Várias doutrinas divergem sobre o tempo e coloração, mas a única doutrina que foi prevista no edital - Genival Veloso França- tem como alternativa correta a letra A.
-
GABARITO A
Pessoal, é isso mesmo, a Janaína Garcia está certa. O edital previa apenas GENIVAL VELOSO FRANÇA. A redação da alternativa é a exata transcrição do livro:
"A tonalidade da equimose é outro aspecto de grande interesse médico-pericial. De início, é sempre avermelhada (Figura 4.11). Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias. "
Lembrando que as equimoses na conjuntiva ocular são sempre VERMELHAS, não modificando a cor.
bons estudos
-
Lesões em plano :
Equimose - o extravasamento e dispersão do sangue nas malhas dos tecidos superficiais ou profundos.
A) Evolução CROMÁTICA - VRAVA – 1 2 4 7 12 (DIAS)
Vermelho - 1º DIA
ROXO - 2º DIA
AZUL - 4º DIA
VERDE - 7º DIA
AMARELO - 12º DIA
B) Desaparecem do 15º ao 20º dia
C) Tipos:
Petéquias – pontilhados
Sugilação – pequenos grãos, é o famoso "chupão"! É formado não por uma grande mancha roxa, mas por diversas manchinhas rochas (cada manchinha tem o nome de "petéquia").
Vibices – estrias (causados por instrumentos cilíndricos. Ex: pneus e cassetetes)
Hematomas
É a coleção de sangue em cavidade neoformada.
Absorção é mais demorada que a equimose.
Luxação
É o deslocamento/comunicação de 2 ossos
-
No tocante ao tempo decorrido da produção de uma lesão, deve-se levar em consideração o espectro equimótico de Legrand du Saulle- A evolução da tonalidade das equimoses varia com o passar do tempo. Vermelho-violáceo- 1 ao 3º dia; violáceo-azulado, 2º ao 6º dia; azul-esverdeado: 4 ao 10º dia; amarelado- 12º dia; As equimoses tendem a desaparecer a partir do 15º dia ao 20º dia. Salienta-se que o valor cronológico é relativo, tendo em vista que a tonalidade da equimose variará de acordo com a quantidade e profundidade do sangue extravasado, elasticidade do tecido, capacidade de coagulação, idade, sexo, etc
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
Gabarito: A
Classificação cromática das Equimoses, segundo Genival Veloso de França:
Vermelho-bronzeado: 1º dia
Arroxeado: entre o 2º e 3º dia
Azulado: entre o 4º e 6º dia
Esverdeado: entre o 7º e 10º dia
Amarelo-esverdeado: entre o 10º e o 12º dia
Amarelado: entre o 12º e o 17º dia
-
lembrar da minha bike vermelha RAVA 1,2,4,7 E 12.
-
Genival, sempre o "diferentão". aff...
-
Nas palavras de Genival Veloso de França (bibliografia adotada pela banca do concurso):
"Em geral, é vermelha no primeiro dia, violácea no segundo e no teceiro, azul do quarto ao sexto, esverdeada do sétimo ao 10º, amarelada por volta do 12º dia desaparecendo em torno do 15º ao 20º. O valor cronológico dessas alterações é relativo. O tempo de duração e por consequência a implicação na modificação da tonalidade das equimoses variam de acordo com a quantidade e a profundidade do sangue extravasado, com a elasticidade do tecido que pode ou não facilitar a reabsorção, com a capacidade individual de coagulação, com a quantidade e o calibre dos vasos atingidos e com algumas características das vítimas como idade, sexo, estado geral etc. Por isso, este valor cronológico é relativo"
_________________________________________________
Fonte: Obra do professor citado (11º edição. pg.108). Bons estudos!
-
Segundo o espectro equimótico de Legrand Du Salle, tem-se a seguinte evolução de coloração nas lesões contundentes de equimose (Ve.Vi.A.Es.Am):
1 dia: Vermelha
2-3 dia: Violácea
4-6 dia: Azul
7-11 dia: Esverdeada
12 até desaparecer no 15-20 dia: Amarelo
-
MAIS UMA VEZ DEIXEI MINHA OPINIÃO QUANTO AOS COMENTÁRIOS DO PROFESSOR, POIS PEDEM CASO NÃO GOSTE. E AÍ FALO DOS COMENTÁRIOS, QDO O FAZEM, POIS AQUI O ALUNO AJUDA MUITO MAIS O ALUNO DO QUE O PROFESSOR AJUDA, QUE AS RESPOSTAS TÊM DE SER PAUTADAS NO EDITAL DA QUESTÃO DO CONCURSO. A QUESTÃO AQUI É FUMARC PCMG ESCRIVÃO E NESTE EDITAL É SOMENTE O FRANÇA. AÍ O PROFESSOR PARECE QUE NÃO GOSTA DO FRANÇA POIS TEM LEGISTAS E PERITOS QUE NÃO CONCORDAM COM ELE EM ALGUMAS COISAS TBEM E FAZEM O COMENTÁRIO PAUTADO EM OUTROS AUTORES QUE GOSTAM OU ENTÃO É PREGUIÇA MESMO DO PROFESSOR!
MANDEI LÁ E COLOQUEI AQUI TBEM ATÉ MESMO AGRADECENDO AOS ALUNOS QUE FAZEM POSTAGENS ESPETACULARES.
COMENTÁRIO AO Q CONCURSOS A RESPEITO DO COMENTÁRIO DO PROFESSOR:
FRANÇA. EDITAL: FRANÇA!!!! EM OUTROS COMENTÁRIOS CITOU OUTROS AUTORES QUE NÃO ESTÃO NO EDITAL DESTE CONCURSO. E AÍ OLHA A PROVA DE DIVERGÊNCIA QTO A AUTORES GERANDO DÚVIDA NO ALUNO QUE É SOLUCIONADA ATRAVÉS DO EDITAL! AS RESPOSTAS AQUI TÊM DE SER PAUTADAS NO EDITAL, SE NÃO TRAZ PREJUÍZO AO ALUNO!!!!!!
PROVA:
07 de Janeiro de 2019 às 16:21
GABARITO A
Pessoal, é isso mesmo, a Janaína Garcia está certa. O edital previa apenas GENIVAL VELOSO FRANÇA. A redação da alternativa é a exata transcrição do livro:
"A tonalidade da equimose é outro aspecto de grande interesse médico-pericial. De início, é sempre avermelhada (Figura 4.11). Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias. "
Lembrando que as equimoses na conjuntiva ocular são sempre VERMELHAS, não modificando a cor.
-
Nos estudos da Medicina Legal aprendemos que as equimoses são lesões decorrentes da infiltração hemorrágica nos tecidos do corpo humano e, via de regra, elas respeitam um ciclo cronológico de coloração - denominado “Espectro Equimótico de Legrand du Saulle”, quais sejam:
1 De início, avermelhada;
2 vermelho-escura;
3 violácea;
4 azulada;
5 esverdeada
6 amarelada, por fim, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
Importa destacar que segundo muitos autores essas mudanças de tonalidades possuem valor cronológico relativo, uma vez que as equimoses se condicionam a vários fatores, como, por exemplo: o tamanho (as equimoses pequenas evoluem mais rapidamente); a localização (as equimoses da conjuntiva ocular não apresentam essa sucessão de tonalidades em virtude de porosidade elevada e fácil oxigenação, a não permitir que a oxiemoglobina se transforme e se decomponha, o que mantém a equimose vermelha até a sua reabsorção); a quantidade de sangue extravasado; a quantidade e o calibre dos vasos atingidos; algumas características da vítima, como idade, sexo, estado geral, cor da pele, o tratamento aplicado à lesão e a profundidade da lesão.
FONTE: PORTAL MÉDICO () - (21/04/2020)
-
PCMG adota sempre o França. Questão correta.
-
“Espectro equimótico de Legrand du Saulle”:
Vermelha: 1º -2º dia;
Azulada: 3º ao 5º dia;
Violácea: 6º e 8º dia;
Esverdeada: 9º ao 12º dia;
Amarelada: entre o 13º dia até desaparecer (de 15 a 20 dias).
Fonte: Estratégia concursos.
-
1 vermelho (1 dia)
2 violáceo (2 dias)
3 azul (3 dias)
4 verde (4 dias)
5 amarelo ( 5 dias)
6 normalizando (6 dias)
Pra ficar mais fácil decorar a quantidade de dias. Só seguir a ordem. Primeira cor, 1 dia. Segunda cor, 2 dias (entre o 2° o 3° dia). Terceira cor, 3 dias, é só acrescentar três dias ao anterior, assim se a segunda cor terminava em 3° dia, vc soma mais três. (Entre o 4° e o 6° dia) e assim sucessivamente...
-
Tomem um soco no olho e jamais esquecerão as cores e os dias
-
Evolução cromática da equimose
Fonte: http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=63&topico=63&endp_ch=equimose
Em geral, é lívida ou vermelho-bronzeada no 1.º dia; arroxeada entre o 2.º e o 3.º; azul entre o 4.º e o 6.º; esverdeada entre o 7.º e o 10.º; amarelo-esverdeada entre o 10.º e o 12.º; amarelada entre o 12.º e o 17.º dias, ou mais.
Fonte: CROCE, Manual de Medicina Legal, 8 ed. 2012, p. 929.
-
A questão só quer saber o prazo final onde as marcas desaparecem, nota que as alternativas se repetem! Mudando apenas os números finais! Que são de 15 a 20 dias
-
Péssima questão só pelo enunciado né.. já que de acordo com qualquer doutrina, o Espectro Equimótico de Le Grand du Saulle tem valor cronológico RELATIVO, e portanto não tem como usar a palavra "sempre'.
-
GABARITO: "A"
Espectro equimótico de Legrand du Saulle.
Genival Veloso de França traz uma evolução média:
VERMELHA - 1º dia
VIOLÁCEA - 2º - 3º dia
AZULADA - do 4º ao 6º dia
ESVERDEADA - do 7ª ao 10º dia
AMARELADA - cerca de 12 dias
DESAPARECIMENTO - de 15 a 20 dias
Entretanto, varia de acordo com o tamanho, a localização, a profundidade da esquimose.
-
GAB. A
Tonalidade da equimose: avermelhada. Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
-
acertei antes de estudar o tema pela minha experiências com roxos (equimose) kkkkkkk são tantas trombadas por dia kkkkkkk
-
O ex-diretor do IML, Iran Barbieri, apresenta a seguinte sequência: cor avermelhada (um a dois dias), cor azulada (três a cinco dias), cor violácea (seis a oito dias), cor esverdeada (nove a 12 dias), cor amarelada (13 a 20 dias) e, após este prazo, volta a pele à coloração normal.
Hélio Gomes dá a seguinte sequência na coloração: vermelho-escuro, violeta, negro, azul, verde, amarelo. Flamínio Fávero apresenta uma quase igual: vermelho-escuro, roxo, violáceo, azul, verde e amarelo. Devergie e Tourdes, embora com datações diferentes, consignam a seguinte ordem: vermelho, violáceo, azulado, esverdeado,
amarelado. Os prazos, lembre-se, variam em consequência, principalmente, da extensão da equimose.
-
pensando inteligentemente:
VÊ o VAVA NORMAL
VE 1 = VErmelho
V 1+1 = 2 = 2 E 3 dias = Violáceo
A 1+2 = 3 = 4 E 5 E 6 dias = Azulado
V 1+3 = 4 = 7 E 8 E 9 E 10 dias = Verde
A 1+4 = 5 = 11 E 12 E 13 E 14 E 15 dias = Amarelado
NORMAL 1+5 = 6 = 15 E 16 E 17 E 18 E 19 E 20 dias = NORMAL
-
complementando: conforme Hygino Hercules, as equimoses conjuntivais permanecem vermelhas do início ao fim da sua evolução.
-
1 (UM NÚMERO)
2 3 (DOIS NÚMEROS)
4 5 6 (TRÊS NÚMEROS)
7 8 9 10 (QUATRO NÚMEROS)
11 12 13 14 15 (CINCO NÚMEROS)
COMEÇA NO 1 TERMINA NO 15
NUNCA REPETE O ANTERIOR
- 1° dia = vermelha
- 2° ao 3° dia = violáceo
- 4 ao 6 dia = azulado
- 7 ao 10 dia = verde
- 11 ao 15 dia = amarelado
-
GAB: A
A tonalidade da EQUIMOSE é avermelhada.
Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, entre "15 e 20 dias".
-
GAB: A
1° dia = vermelha
2° ao 3° dia = violáceo
4 ao 6 dia = azulado
7 ao 10 dia = verde
11 ao 15 dia = amarelado
15 ao 20° dia = normalizando.
-
VERMELHO – 1 dia
Roxo – 2/3 dias
Azul – 4 / 6 dias
Verde – 7 / 10 dias
Amarelo – 11 a 15 dias
Desaparece – 15 / 20 dias