-
Carta e Artigo pertencem ao mesmo: Descarta D e E.
Certamente carta, artigo, descrição não são iguais: Descarta B
50% de chance :D
[Gab: A - Fábula é um gênero textual :)]
-
Tipo textual : Narrativo, Descritivo, Dissertativo(argumentativo ou expositivo) e Injuntivo. Por eliminação seria respondida a questão.
-
TIPOS: narração, argumentação, descrição, injunção (ordem) e exposição (que é o texto informativo).
São infinitos os exemplos de gêneros: receita culinária, blog, e-mail, lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta
-
Tipos: narração, argumentação, descrição, injunção (ordem) e exposição (que é o texto informativo).
Gêneros - Carta, Fábula, Artigo, Receita Culinária, Blog, E-mail, Lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta.
GABARITO:A.
-
Errei por não lembrar os conceitos.
TIPOS (limitados)
GÊNEROS (inúmeros)
-
Questão dada, pois tipologia são 4 e gêneros são mais de cem.
-
São as espécies de textos efetivamente produzidos em nosso cotidiano, cumprindo funções em situações comunicativas e que apresentam características gerais comuns — como forma, estrutura linguística e assunto — facilmente identificáveis. Como exemplos de Gêneros textuais temos a carta pessoal, a lista de compras, os cartazes, o romance etc. São inúmeras formas textuais escritas ou orais estáveis, da mesma forma que são inúmeras as práticas sociais a que elas servem. Enquanto a prática social estiver em vigor, o gênero textual a ela associado circulará. Como a vida em sociedade está sempre mudando e evoluindo, novos gêneros nascem, outros desaparecem e outros se mantêm.
Exemplo: O gênero “carta pessoal” já não é tão conhecido e praticado pelos alunos. Devido à democratização da informática, esse gênero caiu em desuso, sobretudo no ambiente urbano, porém nasceu o gênero “e-mail”, que tem o mesmo objetivo social da carta pessoal.
São composições linguísticas que têm como característica a predominância de certas estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes gramaticais, combinações etc., de acordo com sua função e intencionalidade no interior do gênero textual. Se os gêneros textuais são inúmeros, a tipologia textual é limitada. São tipos textuais: Narrativo, Descritivo, Argumentativo, Expositivo e Injuntivo. Pode-se dizer que um gênero textual pode conter uma ou mais tipologias textuais. Por exemplo, para os gêneros crônica, romance, fábula, piada, contos de fadas, entre outros, a tipologia textual predominante é a narrativa. Para os gêneros anúncio de classificado, lista de compras, cardápio, cartaz de procura-se, a tipologia que predomina é a descritiva. Para os gêneros manifesto, sermão, monografia, ensaio, editorial, dissertação, a tipologia predominante é argumentativa. Para os gêneros livro didático, verbete de dicionário e enciclopédia, é a tipologia expositiva que predomina. Para os gêneros propaganda, receita culinária, manual de instruções, entre outros, é a tipologia injuntiva.
-
Essa questão foi anulada não seu o porquê