SóProvas


ID
2851699
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir.

EUA enviam investigadores para apurar desaparecimento de jornalista saudita.
Turquia nega e diz que vai investigar caso de Jamal Khashoggi ao lado de sauditas.
FOLHA DE SÃO PAULO, 11/08/18.

Sobre o assunto que a notícia aborda, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A.

  • Jamal Khashoggi nasceu em Medina em 1958. Seu avô, Muhammad Khashoggi, que era de origem turca ,casou-se com uma mulher da Arábia Saudita e foi médico pessoal do rei Abdulaziz Al Saud, o fundador do reino da Arábia Saudita. 
    O caso do assassinato do jornalista saudita em um consulado da Arábia Saudita na Turquia foi amplamente divulgado na média à época. Ele entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul em 02 de outubro de 2018 e não foi visto saindo do prédio. Fontes anônimas da polícia turca alegaram que ele foi assassinado e desmembrado dentro do consulado. O governo da Arábia Saudita alegou inicialmente que Khashoggi deixou o consulado vivo por meio de uma entrada traseira, mas a polícia turca diz que nenhum circuito fechado de televisão o registrou saindo do consulado .
    Posteriormente, após grande desgaste diplomático, o governo da Arábia Saudita admitiu que o jornalista morreu em uma briga após ter sido estrangulado. Ao que tudo indica o mandante foi o príncipe herdeiro saudita , por conta de artigos do jornalista contrários ao governo do país.
    É necessária maior atenção ao responder a questão pois o que se pede é seja assinalada a proposição FALSA OU INCORRETA. Normalmente marca-se a alternativa que mostra uma afirmativa correta. Portanto, a resposta correta à questão é aquela que apresenta uma afirmativa que é falsa. 
    A) CORRETA- A afirmativa é falsa. O jornalista morto não escreveu contra os EUA mas contra o governo saudita 
    B) INCORRETA- A Arábia Saudita é um dos aliados mais antigos dos EUA no Oriente Médio. São parceiros em termos econômicos e militares. 
    C) INCORRETA- O jornalista foi visto ao entrar na embaixada saudita em Istambul e ninguém o viu sair. Face a isso, é possível concluir que ele foi morto dentro do consulado. 
    D) INCORRETA – Este foi o motivo de seu assassinato. O jornalista era crítico do governo saudita. 
    E) INCORRETA- As evidências e as pesquisas feitas determinaram que o jornalista Jamal Khashoggi foi morto por agentes do governo saudita.
    Gabarito do professor: Letra A.