SóProvas


ID
2852365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Líderes coreanos encerram cúpula em ‘montanha sagrada’ na Coreia do Norte


       O presidente sul-coreano Moon Jae-in realizou, nesta quinta-feira, 20 de setembro, um desejo anunciado em abril deste ano quando encontrou Kim Jong-un pela primeira vez: visitar o Monte Paektu, vulcão considerado sagrado na Coreia do Norte. Os dois líderes reuniram-se no local no último dia da cúpula intercoreana realizada na mesma semana em Pyongyang.

O Estado de S.Paulo, 20/9/2018 (com adaptações)

Tendo o texto precedente como referência, julgue o item a seguir, a respeito das relações internacionais e de possíveis desdobramentos contemporâneos que envolvam a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.

Encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un, em 2018, gerou, pela primeira vez na história, um acordo de cooperação entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA




    O Trump é o cara !!!


    https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/donald-trump-e-kim-jong-un-fazem-reuniao-historica-em-singapura.ghtml

  • A banca alterou o gabarito de correto pra errado em 13/12/2018

  • Não se pode afirmar que o encontro ocorrido entre Donald Trump e Kim Jon‐un, em 2018, gerou, pela primeira vez na história, um acordo de cooperação entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte.  



    ERRADO.

  • Galera,


    Segundo o jornal 'Folha de São Paulo' - o encontro entre os os 2 (dois) líderes foi marcado por um acordo de desnuclearização da península coreana.


    A banca disse tratar-se de 'acordo de cooperação' entre as duas nações; o que pode ter causado o erro da assertiva.


    Gabarito errado.


    Ótimo estudo a todos !!

  • "pela primeira vez na história" - ERRADO 

  • Gab Errado.

    O erro desta questão é outro. A questão pede: "Tendo o texto precedente como referência, julgue o item a seguir,"... considerando o texto apresentado, não há nenhuma passagem que fala de Donald Trump ou do restante da informação.

  • NÃO ENTENDO ESSAS BANCAS... A PERGUNTA NÃO TEM NADA A VER COM A REFERÊNCIA....QUAL É O ERRO ? 

     

    Nesta terça-feira 12, em Singapura, pela primeira vez um presidente em exercício dos Estados Unidos e um líder da Coreia do Norte – um dos regimes mais fechados do planeta – se encontraram. As negociações entre Donald Trump e Kim Jong-un tiveram como principal objetivo discutir a desnuclearização da Coreia do Norte após mais de um ano de tensões envolvendo os dois países, além de seus vizinhos Coreia do Sul e Japão.

    A histórica reunião teve início às 22 horas de Brasília ( 9 horas da manhã em Singapura), com um aperto de mão entre os líderes em frente às bandeiras de ambos os países. Por volta das 2h30 de Brasília, eles assinaram um acordo em que são tratadas questões sensíveis há anos entre as duas nações. Entre eles, o compromisso norte-coreano pela completa desnuclearização, novas relações entre os dois países, garantias de segurança por parte dos Estados Unidos, entre outros.

     

    https://veja.abril.com.br/mundo/ao-vivo-encontro-historico-entre-trump-e-kim-jong-un-ocorre-em-singapura/

  • 2 pegadinhas primeiro encontro entre estados unidos e correia do norte? alo voce não mesmo outra foi uma pacificação nuclear

  • Acredito que o erro esteja na expressão " gerou, pela primeira vez na história, um acordo de cooperação".

    Outros acordos existiram...


    "1994-2001: Clinton chega a um acordo com a Coreia do Norte

    No início de 1994, a Coreia do Norte ameaçou reiniciar os trabalhos de seu reator nuclear, o que lhe daria plutônio suficiente para cinco ou seis armas nucleares. A administração Bill Clinton tentou negociar com Pyongyang, porém, durante esse tempo o ditador fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, morreu, e seu filho Kim Jong-il assumiu o cargo de líder.

    Em outubro de 1994, as negociações resultaram em um acordo, onde a Coreia do Norte concordou em congelar e depois desmantelar suas instalações nucleares em troca de uma normalização das relações com os Estados Unidos e de ajuda econômica, além de receber remessas de óleo combustível e assistência para a construção de reatores de água leve. A Coreia do Norte então fechou seu reator nuclear e interrompeu a construção de outros dois."


    2003-2006: Um novo acordo é feito

    Em 2003, a administração Bush se reuniu com a Coreia do Norte, juntamente com a Coreia do Sul, Japão, Rússia e China no que veio a ser conhecido como Diálogo a Seis.

    As negociações entre os países produziram uma declaração conjunta, na qual a Coreia do Norte novamente concordou em desistir do seu programa de armas nucleares, ingressar no Tratado de Não-Proliferação e aceitar as inspeções da AIEA. Em troca, os outros cinco países concordaram em dar uma assistência energética e discutiram um futuro fornecimento de reatores de água leve para a Coreia do Norte.



    fonte: https://www.hipercultura.com/relacao-coreia-do-norte-e-estados-unidos/

  • É impossível analisar a questão como certa tendo o texto como precedente.


    Tendo o texto precedente como referência, julgue o item a seguir, a respeito das relações internacionais e de possíveis desdobramentos contemporâneos que envolvam a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.

  • Nesta terça-feira 12, em Singapura, pela primeira vez um presidente em exercício dos Estados Unidos e um líder da Coreia do Norte – um dos regimes mais fechados do planeta – se encontraram. As negociações entre Donald Trump e Kim Jong-un tiveram como principal objetivo discutir a desnuclearização da Coreia do Norte após mais de um ano de tensões envolvendo os dois países, além de seus vizinhos Coreia do Sul e Japão.

    A histórica reunião teve início às 22 horas de Brasília ( 9 horas da manhã em Singapura), com um aperto de mão entre os líderes em frente às bandeiras de ambos os países. Por volta das 2h30 de Brasília, eles assinaram um acordo em que são tratadas questões sensíveis há anos entre as duas nações. Entre eles, o compromisso norte-coreano pela completa desnuclearização, novas relações entre os dois países, garantias de segurança por parte dos Estados Unidos, entre outros.

    NUNCA HOUVE COOPERAÇÃO MESMO ENTRAS NAÇÕES.. E AGORA TEM  .. QUAL A FONTE PARA RESPONDER TAIS QUESTÕES?

  • Carlos Henrique, creio que seu comentário esteja equivocado. Foi sim um acordo de cooperação. De um lado, Trump pede a desnuclearização, em troca Kim Jon Un quis o fim do embargo comercial.

  • Não foi o primeiro acordo entre as duas nações.

  • ERRADO

    Resposta da própria CESPE:

    "Não se pode afirmar que o encontro ocorrido entre Donald Trump e Kim Jon‐un, em 2018, gerou, pela primeira vez na história, um acordo de cooperação entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte. "

    FONTE: http://www.cespe.unb.br/concursos/BANCO_DO_NORDESTE_18/arquivos/BNB_18_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAES_DE_GABARITO.PDF 

  • a história do mundo é muito extensa para atribuir algo tão restritivo, ainda mais quando falamos de EUA e Coreia do Norte.

    _/\_

  • Levando em consideração a publicação da Veja( em um encontrou histórico, Trump e Kim assinam acordo de cooperação), acredito que o erro deva está mesmo na parte " primeira vez na história" .

    https://veja.abril.com.br/mundo/ao-vivo-encontro-historico-entre-trump-e-kim-jong-un-ocorre-em-singapura/

  • ERRO: "pela primeira vez na história"

  • a história é bem longa...

  • ITEM ERRADO.

    Não houve acordo, mas sim uma declaração de desnuclearização, sem estabelecer passos concretos sobre tal desnuclearização. Os EUA comprometeram-se a interromper os exercícios militares que praticavam com a Coreia do Sul na região, mas mantiveram as sanções econômicas até que a Coreia do Norte dê passos concretos rumo a desnuclearização.

  • Galera, não foi a primeira vez que isso aconteceu. O erro da questão está em afirmar isso. Já ocorreu um acordo antes, o presidente americano era o Bil Clinton. A Coréia não cumpriu, mas o encontro e o acordo ocorreu.

  • Desconfiem sempre das palavras "nunca, jamais, pela primeira vez na história, nunca na história deste país etc" no enunciado da questão. Vejam bem: DESCONFIEM. Não "descarte de cara".

  • (...)O presidente norte-americano disse também que espera um recomeço nas conversas nas próximas semanas. Trump afirmou, ainda, não ter pressa de chegar a um acordo, e reforçou ter "bastante tempo" para isso.

    O breve encontro entre Trump e Kim foi o primeiro desde a reunião no Vietnã em fevereiro, encerrada abruptamente após os dois lados não chegarem a um acordo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.(...)

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/30/coreia-do-norte-comemora-encontro-entre-kim-jong-un-e-donald-trump-na-fronteira-historico.ghtml

    Ou seja: NÃO HOUVE, AINDA, ACORDO!

  • Gabarito: ERRADO. Calma lá que também não é assim! Como diria o ditado popular: "de grão em grão, a galinha enche o papo".
  • Creio que mesmo com toda vontade, a Correia do Norte sofre embargo pelo congresso americano.
  • Teve outros acordos com a coreia do norte, em outros governos, e os norte coreanos "quebraram" eles, pois eram acordos para não desenvolver arma nuclear.

  • Trump afirmou, não ter pressa de chegar a um acordo, e reforçou ter "bastante tempo" para isso.

  • O erro está no fragmento "pela primeira vez na história". Já houve outros acordos entre as duas nações, contudo, não evoluídos.

  • "pela primeira vez na história " delimitou demais, portanto ERRADO