SóProvas


ID
2852899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca dos métodos ágeis, julgue o próximo item.


Em XP, a técnica de planning game é utilizada pelo cliente para identificar as prioridades do que deve ser construído em um software, sem a participação dos desenvolvedores.

Alternativas
Comentários
  • Jogo do planejamento (planning game): é uma atividade que levanta os requisitos pelos membros técnicos da equipe XP, possibilita que se consiga ter uma percepção ampla sobre os resultados solicitados, fatores principais e funcionalidade. Inicia-se com a atividade de ouvir, conduzindo à criação de um conjunto de histórias que descreverá o resultado, as características e a funcionalidade requisitada para o software.

     

    Há o envolvimento do cliente e da equipe XP. Logo, gabarito ERRADO.

     

    At.te

    Foco na missão!

  • Em XP, a técnica de planning game é utilizada pelo cliente para identificar as prioridades do que deve ser construído em um software, COM a participação dos desenvolvedores.


  • Errado. O planning game envolve os desenvolvedores também.

    Resposta: Errado

  • Jogo do Planejamento: Seu objetivo é determinar rapidamente o escopo da próxima Release, combinando prioridades do negócio e estimativas técnicas. Portanto no XP planejamos o tempo todo, diferente do que alguns pensam. Com um cliente presente ele define o escopo para a próxima Release. Dessa forma, define-se as features, prioridades e o escopo da release.

    Os desenvolvedores irão definir estimativas, consequências técnicas de adotar determinadas plataformas ou componentes (por exemplo, os programadores podem dizer que determinado componente dá muito problema e seria mais adequado utilizar um componente pago que economizará muito tempo), e por fim os desenvolvedores também ajudam no detalhamento de prazos para as atividades. Por fim, mantemos o plano atualizado sempre que houver um novo “toque de realidade” no projeto como algum imprevisto ou algo desejável que não contava-se que iria acontecer, ou qualquer outra coisa que possa afetar o plano atual.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/praticas-em-xp-extreme-programming/29330