SóProvas


ID
2853436
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as determinações da NBC TSP Estrutura Conceituai sobre as características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público - RCPGs, a

Alternativas
Comentários
  • A - Relevância: Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.


    A Representação Fidedigna: refere-se a três atributos, precisando ser completa, neutra e livre de erro. Para ser completa, a informação deve conter o necessário para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado. Para ser neutra, deve estar livre de viés na seleção ou na apresentação, não podendo ser distorcida para mais ou para menos. Finalmente, ser livre de erros não significa total exatidão, mas sim que o processo para obtenção da informação tenha sido selecionado e aplicado livre de erros. No caso de estimativas, ela é considerada como tendo representação fidedigna se, além disso, o montante for claramente descrito como sendo estimativa e se a natureza e as limitações do processo forem devidamente revelados.


    A alternativa A trata, portanto, da Representação Fidedigna - da Característica Qualitativa Fundamental.


    B - Verificabilidade: ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.


    CORRETA


    C - Consistência: embora esteja relacionada com a comparabilidade, não significa o mesmo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.


    D -  Materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude.  A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação.


    E - Neutralidade: é um dos atributos da Representação Fidedigna. Para ser neutra, deve estar livre de viés na seleção ou na apresentação, não podendo ser distorcida para mais ou para menos. 



    Fonte: CPC 00 - Estrutura Conceitual.



    Bons estudos!

  • Materialidade não é uma característica qualitativa.

  • Existem as características Qualitativas Fundamentais e de Melhoria.

    Consistência, Materialidade e Neutralidade (c, d e e) são atributos de algumas características (Comparabilidade, Relevância e Representação Fidedigna, respectivamente). No mais, suas descrições estão adequadas, a meu ver.

    O item a se trata da característica Representação Fidedigna.

    Resta o item b como a alternativa correta.

  • As características qualitativas

     

     

    Relevância - Informações capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

     

     

    Representação fidedigna - completa, neutra e livre de erro material.

     

     

    Compreensibilidade - Informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.

     

     

    Tempestividade - Informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil.

     

     

    Comparabilidade - Informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

     

     

    Verificabilidade - Informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar

  • Fonte: QC

    Qualitativas Características

    I)FUNDAMENTAIS: RE RE

    Relevância

    Representação fidedigna

     

    II)MELHORIA: COCOTEVE

    Comparabilidade

    Compreensibilidade

    Tempestividade

    Verificabilidade

  • Pessoal, para responder a essa questão precisamos saber os conceitos das características qualitativas da informação contábil. Entretanto, comecemos relembrando quais são elas por meio do nosso resumo esquemático:

    Note que já podemos descartar as letras C)D)E), uma vez que elas não constam do esquema acima. 

    A título informativo, a consistência (letra C)) chega a ser citada pela EC, não no patamar de característica qualitativa, mas para fazer uma diferenciação com a comparabilidade. Já a materialidade (letra D)) consiste em uma restrição à informação contábil. Por fim, a neutralidade (letra E)) chega a ser mencionada quando a Estrutura Conceitual está dispondo sobre representação fidedigna.

    Vamos agora as alternativas restantes (A) e (B).

    A letra A) está errada, pois, segundo a EC, as informações financeiras e não financeiras são relevantes se:

    A definição trazida pela letra A) foi a de representação fidedigna.

    Por fim, a letra B) está certa, pois, segundo a EC, a verificabilidade é:

    Gabarito: LETRA B

  • A) relevância é a capacidade de a informação influenciar o alcance dos objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil. Isso se dá pela existência, na informação, de valor preditivo, valor confirmatório, ou de ambos.

    B) Gabarito - esse é o exato conceito da característica qualitativa da Verificabilidade.

    C) consistência nem sequer é uma característica qualitativa. A consistência é uma forma pela qual se busca assegurar a característica da Comparabilidade.

    D) materialidade é uma restrição à informação, e não uma característica qualitativa.

    E) neutralidade é um dos "componentes" da Representação Fidedigna. Essa sim que é uma característica qualitativa. A neutralidade, por si só, não é.

  • Essa questão versa sobre a NBC TSP - Estrutural Conceitual e, mais especificamente sobre as características qualitativas da informação contábil, que são as seguintes:


    Fonte: Elaboração própria baseada na NBC TSP - Estrutura Conceitual.

    Note que já podemos descartar as letras CD e E, uma vez que elas não constam do esquema acima.

    A título informativo, a consistência (letra C) chega a ser citada pela NBC TSP Estrutura Conceitual, não no patamar de característica qualitativa, mas para fazer uma diferenciação com a comparabilidade. Já a materialidade (letra D) consiste em uma restrição à informação contábil. Por fim, a neutralidade (letra E) chega a ser mencionada quando a Estrutura Conceitual está dispondo sobre representação fidedigna.

    Vamos agora as alternativas restantes (A) e (B).

    A letra A está errada, pois, segundo a NBC TSP Estrutura Conceitual:

    "As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil."

    A definição trazida pela letra A foi a de representação fidedigna.

    Por fim, a letra está certa, pois, segundo a NBC TSP Estrutura Conceitual:

    "A vericabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos RCPGs representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar."


    Gabarito do Professor: Letra B.