SóProvas


ID
2855080
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Caso hipotético para responder a questão.

Suponha que determinada servidora pública do Poder Executivo federal há mais de 20 anos, bem remunerada e prestigiada pelos respectivos pares, encontra-se enfadada com o trabalho realizado no dia a dia. 

Apesar do bom relacionamento que a servidora pública mantém com o superior hierárquico, o repasse de atividades acontece, na maioria das vezes, com ordens rígidas e inflexíveis. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que melhor se adequa ao estilo de liderança do chefe da servidora.

Alternativas
Comentários
  • Laissez-faire é expressão escrita em francês que simboliza o liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência, taxas nem subsídios, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade

  • Laissez-faire= chefe noiado rsrs,bunda mole...

  • Gabarito letra C - Autocrático

    Liderança Laissez-Faire ou liderança Liberal

    A liderança liberal, ou Laissez-Faire, é um tipo de liderança que avalia o comportamento, nível de conhecimento, habilidade e comprometimento dos subordinados.O nome “Laissez-Faire” vem do francês, e significa “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”. Este é um estilo de liderança liberal, em que o líder não se impõe aos seus liderados e dá total liberdade para que o grupo tome as decisões e divida tarefas. Neste modelo, o líder raramente se envolve em discussões, e entende que sua equipe possui maturidade e dispensa supervisão constante. 

    Liderança autocrática (ênfase no líder)

    Liderança autocrática é aquela em que o “chefe” é o centro de decisões e é bastante centralizador. O subordinado deve se contentar com ordens, com pouco espaço para questionamento ou sugestões. É um estilo que costuma causar insatisfação entre os colaboradores, desmotivando-os e deixando o ambiente mais sensível a conflitos.

    Subordinados sujeitos à liderança autocrática, tendem a desenvolver entre si, forte tensão, frustração e agressividade e em geral, manifestam também, comportamentos de autoproteção. Na execução das tarefas, não demonstram satisfação e só trabalham mais intensamente na presença do “chefe”. Na ausência do mesmo, as pessoas tendem a extravasar sentimentos e frustrações.

    Liderança liberal (ênfase no liderado)

    Diante de uma liderança liberal, as pessoas tendem a atividades mais intensas no início dos trabalhos pela liberdade observada, porém, com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade.

    Liderança democrática (ênfase no líder e liderado)

    A liderança democrática encoraja os colaboradores a participarem, incentiva-os a darem sugestões e opiniões. Além disso, o líder democrático busca ser um facilitador dos processos, ajudando a equipe a desenvolver soluções.

    Liderança situacional (ênfase na maturidade e situação)

    Nesse estilo de liderança, são levados em consideração níveis diferentes de maturidade e desenvolvimento das pessoas.Os líderes são capazes de reconhecer a maturidade e a motivação do liderado adaptar o seu comportamento à capacidade e empenho de cada um.


    https://cucacursos.com/administracao-gestao/lideranca-organizacional-e-teorias/

    https://www.crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/

    https://www.jrmcoaching.com.br/blog/os-beneficios-e-maleficios-da-lideranca-liberal-ou-laissez-faire/

  • Autocrático: a ênfase dessa liderança está no líder.


  • Gabarito C


    TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA

    Autocrático: Liderança autocrática, centralizador, é a liderança autoritária, ou seja, a qual o líder impõe suas ideias e decisões ao grupo, não permitindo diálogo aberto ou a implementação de soluções que não sejam dele.

    Os líderes autocráticos são dominadores, emitem ordens e esperam a obediência plena dos subordinados, são temidos pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

     Resumindo: é aquela em que as decisões são tomadas unicamente pelo líder, sem a participação da equipe.


    Democrático: É a liderança participativa, onde cada membro do grupo é estimulado a pensar em opções para a tomada de decisão e execução de tarefas que serão levadas ao debate e depois aprovadas pelo conjunto; a participação dos funcionários é incentivada, valorizada e recompensada e o líder atua apenas como suporte à equipe.

    Resumindo: a responsabilidade é dele e da equipe


    Liderança Liberal ou Lasseiz-faireeleva à 100% o grau de confiança no grupo ou indivíduo, delegando as decisões e permitindo total liberdade. O líder liberal delega toda a responsabilidade de decisão para seus subordinados.

    Essa liderança é útil para avaliar o resultado de um processo de capacitação, da maturidade, o relacionamento interpessoal e para aumentar a autoconfiança dos membros do time.

    Resumindo: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada. É aquela que praticamente não conta com a participação do líder. A responsabilidade é da equipe


    Liderança Situacional/Contingencial: O líder deve mudar de acordo com as contingências da situação e com as características do grupo. Depende da relação entre líder, liderados e situação, não estando sujeita a um único estilo.

     Resumindo: Se o grupo muda e a situação muda, o líder tem que mudar também.


    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Gabarito C

     

    TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA

    Autocrático: Liderança autocrática, centralizador, é a liderança autoritária, ou seja, a qual o líder impõe suas ideias e decisões ao grupo, não permitindo diálogo aberto ou a implementação de soluções que não sejam dele.

    Os líderes autocráticos são dominadores, emitem ordens e esperam a obediência plena dos subordinados, são temidos pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

     Resumindo: é aquela em que as decisões são tomadas unicamente pelo líder, sem a participação da equipe.

     

    Democrático: É a liderança participativa, onde cada membro do grupo é estimulado a pensar em opções para a tomada de decisão e execução de tarefas que serão levadas ao debate e depois aprovadas pelo conjunto; a participação dos funcionários é incentivada, valorizada e recompensada e o líder atua apenas como suporte à equipe.

    Resumindo: a responsabilidade é dele e da equipe

     

    Liderança Liberal ou Lasseiz-faireeleva à 100% o grau de confiança no grupo ou indivíduo, delegando as decisões e permitindo total liberdade. O líder liberal delega toda a responsabilidade de decisão para seus subordinados.

    Essa liderança é útil para avaliar o resultado de um processo de capacitação, da maturidade, o relacionamento interpessoal e para aumentar a autoconfiança dos membros do time.

    Resumindo: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada. É aquela que praticamente não conta com a participação do líder. A responsabilidade é da equipe

     

    Liderança Situacional/Contingencial: O líder deve mudar de acordo com as contingências da situação e com as características do grupo. Depende da relação entre líder, liderados e situação, não estando sujeita a um único estilo.

     ResumindoSe o grupo muda e a situação muda, o líder tem que mudar também.

  • Teorias dos Estilos de Liderança

    A Escola de Relações Humanas representa um grande impulso para as abordagens do comportamento organizacional. Deixam de ser predominantes as características inatas de personalidade, para serem enfatizados os comportamentos necessários ao exercício da liderança. Com base nos estudos de Kurt Lewin, da década de 1930, foi proposta a existência de três estilos de liderança distintos: a liderança autocrática, a democrática e a liberal (laissez-faire).

    White procuravam criar estruturas que permitissem compreender a dinâmica interna de grupo. A partir desses estudos, Kurt Lewin (1890-1947) propôs alguns modelos que caracterizam diferentes formas de liderança (MAXIMIANO, 2000):

    ▪ Liderança autocrática está ligada a líderes mais autoritários no exercício da liderança. Está voltada para o líder. Pode-se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a ser maiores.

    ▪ Liderança democrática se refere ao estilo que considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Está voltada para os liderados e o líder.

    ▪ Liderança liberal (laissez-faire) dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.

    AUTOCRÁTICA

    Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

     

  • O líder autocrático mantém tudo sob estrito controle. O famoso "noiadão".

  • AUTOCRÁTICA

    ▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    ▪ O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    ▪ O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    ▪ O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Gabarito C.

    Liderança autocrática - Ordens rígidas e inflexíveis.

  • Líder Autocrática (Foco no Chefe) ...

  • GABARITO: LETRA C

    AUTOCRÁTICA

    ▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    ▪ O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    ▪ O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    ▪ O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    DEMOCRÁTICA

    ▪ As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

    ▪ O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;

    ▪ A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;

    ▪ O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

    ▪ O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 

     

    LIBERAL

    ▪ Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

    ▪ A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

    ▪ Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

    ▪ O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

    ▪ O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

    FONTE: QC

  • A questão quer saber qual o estilo de liderança que o chefe da servidora aplica.

    A dica é que as ordens dele são rígidas e inflexíveis.

    A- INCORRETA. Laissez-faire ou estilo liberal é caracterizado pela liderança frouxa e não por rigidez.

    B- INCORRETA. O líder democrático é aquele que trabalha juntamente com a sua equipe como se fosse um membro comum. Não há ordens rígidas e inflexíveis, pois os liderados devem participar das decisões.

    C- CORRETA. Autocrático é o estilo adotado pelo chefe da servidora. É um líder dominador.

    De acordo com Chiavenato (2014), são características do Estilo Autocrático:

    • Tomada de decisões: As diretrizes são totalmente estabelecidas pelo líder. Não há participação dos liderados. 
    • Programação dos trabalhos: O líder que estabelece como as tarefas serão executadas. 
    • Divisão de trabalho: O líder que determina quem fará cada tarefa.
    • Comportamento do líder: Dominador nos elogios e críticas.

    D- INCORRETA. O líder carismático é aquela que os liderados veem características heroicas a serem admiradas.

    E- INCORRETA. A liderança situacional é aquela que se adequa às mudanças. Nesse contexto, não há rigidez.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C