SóProvas


ID
2855599
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na Política de Assistência Social, no âmbito de atuação da Proteção Social Especial de Média Complexidade, uma das unidades de referência para a oferta de serviços é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Nessa unidade, há o desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI. Esse serviço tem como competência:

Alternativas
Comentários
  • L8742

    I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.( CRAS  Atua na prevenção )            

    II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos. (CREAS Atua na proteção social )


  • LEI 8742

    art.6°- A( I,II )

  • Cras - Atua na prevenção  /  Creas - Atua na proteção social. 

  • Art. 24-B. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.    

     

    Lei 8.742/93, art. 24-B     


    Alternativa correta: D

  • LOAS instituiu o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CRAS, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

    Foi também instituído o serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

    Além disso, foi criado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do SUAS, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação laboral.

    O PETI tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos de situações de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

    Fonte;estratégia

  • Pra galera da SEDEST:


    PAIF: Proteção social básica, foco na prevenção e convivência familiar / comunitária. CRAS

    PAEFI: Proteção social especial, foco na proteção, no apoio, acompanhamento e nas políticas públicas. CREAS

    PETI: Intersetorial, nacional a articulado com a sociedade civil. Integra a PNAS


    São apenas palavras chave, para te ajudar a acertar as questões. Pq todas as bancas trocam as competências e informações. Bons estudos!

  • Bem que o Cespe poderia aprender com a FCC como se cobra conhecimentos sobre a lei 8742...

  • O Programa de Erradicação do Trabalho

    Infantil (PETI), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional

    de Assistência Social, que, no âmbito do SUAS, compreende

    transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de

    serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem

    em situação laboral.

     

    PETI tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma

    articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade

    civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e

    adolescentes com idade inferior a 16 anos de situações de trabalho,

    ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 anos.