SóProvas


ID
2856532
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A ideia de que os documentos correntes demandam organização distinta daquela que se dá aos de caráter permanente levou à utilização de dois termos para designar operações de mesma natureza:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Alguém pode me dizer o erro ou conceito?

    A ideia de que os documentos correntes demandam organização distinta daquela que se dá aos de caráter permanente levou à utilização de dois termos para designar operações de mesma natureza:

    Agora explica o erro.

  • João Paulo, pensei da seguinte forma: são conceitos semelhantes mas que ocorrem em fases distintas do ciclo de vida do documento.

    Pela pesquisa que fiz achei o seguinte resultado:

    Arranjo ou classificação: ordenação estrutural ou funcional dos documentos em fundos, séries, subséries e itens documentais (arquivo permanente, portanto, ARRANJO); Distribuição dos documentos numa sequência alfabética numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento adotado (arquivo corrente, portanto, CLASSIFICAÇÃO).

    FONTE: http://descricaoarquivistica.files.wordpress.com/2010/08/aula-1-arquivologia.pdf

    Espero ter ajudado, qualquer erro me corrijam. Com educação, por favor, haha.

  • GABARITO: C

    OPERAÇÕES DA MESMA NATUREZA = OPERAÇÕES SIMILARES

    A) identificação (reconhecer o tipo do documento) e Ordenação (dispor, organizar).

    B) avaliação (qualificar) e destinação (despachar).

    C) classificação (dividir por categoria) e arranjo (processo de ordenação). 

    D) armazenamento (guardar) e tombamento (registrar).

    E) descarte (jogar fora) e preservação (cuidar).

    Segui esse raciocínio.

  • a) Identificação não é um termo técnico arquivístico; e Ordenação é a disposição do documento a partir da classificação na qual ele foi inserido. 
    b) Avaliação é a ação que define o valor do documento para a instituição; e Destinação envolve as opções de eliminação ou guarda permanente.
    c) Classificação e arranjo são tipos de organização, a primeira refere-se ao arquivo corrente/intermediário e a última, ao arquivo permanente.
    d) Armazenamento é o ato de dispor os documentos em local de guarda e Tombamento não é um termo arquivístico
    e) Descarte é um termo utilizado para eliminação; e preservação envolve ações que protegem os documentos de possíveis degradações. 

    Gabarito do Professor: C

  • Todo comentário esse Estudante Solidário tá. Pior que o Julius para o Malvo: "Quando você estiver no chuveiro, eu vou estar lá. Quando estiver vendo TV, eu vou estar lá e até mesmo nos seus sonhos: eu vou estar lá”.

  • ARRANJO --> ocorre na FASE PERMANENTE .(é uma classificação ou "reclassificação" dos arquivos remanescentes das outras fases.

    CLASSIFICAÇÃO--> ocorre na FASE CORRENTE

  • Geralmente, quando se fala em arquivos correntes, tem-se associado a ele o conceito de classificação. Quando se fala de arquivos permanentes, aparece o conceito de arranjo

    Bons Estudos!

  • não entendi
  • A fonte dessa questão é o livro da Bellotto. A autora entende que classificação e arranjo são a mesma coisa, apenas considerando que um é pro arquivo corrente e o outro pro permanente.

    "O perigo de que os que se iniciam nos estudos arquivísticos pudessem deduzir que arranjo e classificação são operações distintas levou os estudiosos da terminologia arquivística brasileira a considerar que o termo "classificação" deve ser usado para documentos tanto em idade corrente quanto em idade permanente. Entretanto, na prática arquivística brasileira, tem permanecido o uso do vocábulo "arranjo" para designar a organização dos documentos nos arquivos de terceira idade."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes