-
GABARITO LETRA B.
Os papéis de trabalho têm como finalidade: colher elementos comprobatórios suficientes para evidenciar o trabalho realizado pelo auditor e dar fundamento em sua opinião sobre as atividades e os processos examinados. Os papéis de trabalho são de natureza confidencial e não podem em hipótese alguma ser utilizados em benefício próprio ou de outrem, uma vez que os mesmos trazem informações obtidas da empresa.
ESTRUTURAÇÃO
a)CONCISÃO: os papéis de trabalho devem ser concisos, de forma que todos entendam sem a necessidade de explicações por parte da pessoa que os elaborou. Qualquer pessoa com conhecimento razoável de auditoria, deve ser capaz de interpretar a maneira com que foi conduzido o trabalho;
b)OBJETIVIDADE: os papéis de trabalho devem ser objetivos, de forma que se entenda aonde o auditor pretende chegar;
c)LIMPEZA: os papéis de trabalho devem ser limpos, de forma a não prejudicar o entendimento destes. Excesso de informações , fontes de pesquisa, ao invés de demonstrar a profundidade dos exames, pode transparecer falta de planejamento, podendo prejudicar o trabalho realizado;
d)LÓGICA: os papéis de trabalho devem ser elaborados de forma lógica de raciocínio, na sequência natural do objetivo a ser atingido;
e)COMPLETOS:os papéis de trabalho devem ser completos por si só, evitando assim que o revisor destes tenha que recorrer a novas informações para fundamentar o que foi executado pelo auditor.
FONTE: www.passeidireto.com.br
-
Fiquei em dúvida na letra D, no entanto, segue o embasamento:
Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam
-
NBC TA 230(R1)
Documentação dos procedimentos de auditoria executados e da evidência de auditoria obtida
Forma, conteúdo e extensão da documentação de auditoria
8. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda (ver itens A2 a A5 e A16 e A17):
(a) a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis (ver itens A6 e A7);
(b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida; e
(c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões (ver itens A8 a A11).
GABARITO → B
-
Letra A – Errado. Pode conter cópias ou não, mas não são, necessariamente algo utilizado. É mais amplo. São as decisões, julgamentos, evidências coletadas etc.
Letra B – Certo.
Letra C – Errado. Nesse caso, é um papel de trabalho permanente.
Letra D – Errado. Quem executou o trabalho documenta.
Letra E – Errado. Devem ser completos, mas não prolixos, com conteúdo imaterial etc.
Resposta: B
-
"Devem permitir que um auditor experiente e sem envolvimento na auditoria verifique o trabalho realizado para fundamentar as conclusões" . Ao meu ver, quem parece que vai concluir será o outro auditor, e não quem fez o trabalho. Redação confusa.
-
Documentação de auditoria (ou papéis de trabalho) deve ser preparada tempestivamente pelo auditor de maneira que um outro auditor experiente, sem envolvimento com os trabalhos, entenda o contexto geral em que a auditoria foi conduzida, ou seja, os procedimentos executados, as evidências obtidas e as conclusões alcançadas.
Pelo exposto, nosso gabarito é a letra B.
D: ERRADA. Assertiva aparentemente não contém nenhuma impropriedade. Ocorre que ela não conta, como no caso da letra B, com previsão normativa expressa.
-
Resposta: alternativa B.
O auditor deve documentar as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar seu parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.
Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria.
Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.
https://portaldeauditoria.com.br/papeis-de-trabalho-e-documentacao-da-auditoria/
-
Com relação à Forma, Conteúdo e Extensão da Documentação de Auditoria, o auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda:
(a) a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis;
(b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida; e
(c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.
Gabarito: letra B.
-
A FGV é muito subjetiva em questões de auditoria e Adm, me parece que sempre existe mais de uma alternativa correta, fazendo com que o candidato precise contar com a sorte.
-
L O T E R I A
-
Marquei a letra "B" porque não via hipótese de estar incorreta. Mas até agora não entendi porque a letra "D" está incorreta.
-
Resposta subjetiva... Dá a entender que um Auditor Independente, que nada teve com a realização da auditoria, pode dar a opinião sobre o trabalho realizado. Se tivesse a opção, "Nenhuma das alternativas corretas", seria a minha resposta.
-
Ninguém recorreu, morreu!
A redação da B é absolutamente subjetiva.
Vejam o que está ESCRITO na norma:
NBC TA 230(R1)
Documentação dos procedimentos de auditoria executados e da evidência de auditoria obtida
Forma, conteúdo e extensão da documentação de auditoria
8. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, ENTENDA!
Agora vejam o que está escrito na letra B:
Devem permitir que um auditor experiente e sem envolvimento na auditoria verifique o trabalho realizado PARA FUNDAMENTAR CONCLUSÕES.
A Redação da assertiva permite inferência no sentido de que um outro auditor é quem vai fundamentar as conclusões dos papéis de trabalho. ILÓGICO!!!
-
Questão, no mínimo, absurda. Conforme descrito pelos colegas acima, a norma nos traz o seguinte:
8. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda (ver itens A2 a A5 e A16 e A17):
[...]
(c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões (ver itens A8 a A11).
Dessa forma, o auditor experiente, deve ENTENDER as conclusões acerca dos assuntos significativos identificados durante a auditoria e não FUNDAMENTAR TAIS CONCLUSÕES.
A letra D não tem previsão normativa expressa mas é claramente a mais plausível. Questão não foi bem elaborada.
Bons estudos