SóProvas


ID
2856967
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da significativa produção arquitetônica das últimas duas décadas, o arquiteto e crítico Josep Maria Montaner identifica que a importância outorgada aos sentidos, à percepção e à experiência humana associa-se a uma visível aproximação da arquitetura à corrente filosófica da fenomenologia, e que se reflete sobretudo nas obras de

Alternativas
Comentários
  • Questão embasada no livro de Josep Maria Montaner “Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação”.

    Arquiteturas da experiência, da percepção e dos sentidos

    Nesta seção será analisada a obra de arquitetos contemporâneos para quem a experiência, os processos de percepção e a satisfação dos sentidos são fundamentais. Tudo isso está em sintonia com os argumentos do crítico Juhani Pallasmaa em sua defesa de uma arquitetura dos sentidos. Em Os olhos da pele,1 Pallasmaa sustenta que os arquitetos fenomenólogos são Steven Holl, Glenn Murcutt e Peter Zumthor, que será discutido neste capítulo.

    Com suas aquarelas e maquetes, Steven Holl (1947) prevê os efeitos da luz natural, de maneira que os espaços interiores possam ser percebidos, sentidos, apalpados, cheirados e tenham temperatura e cor. Usando esses instrumentos, ele demonstra possuir uma concepção sensorial do diagrama.

    @cabide.concurseira

  • Josep Maria Montaner defende, em seu livro "Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação", que existem arquitetos capazes de conferir importância à felicidade das pessoas proporcionada pelo processo de percepção, experiência e satisfação dos sentidos arquitetônicos, e considera as obras de Steven Holl e Peter Zumthor dentro desse contexto.

    Gabarito do professor: Letra A.