SóProvas


ID
285736
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do poder constituinte originário e do poder constituinte de reforma, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) ERRADO. Trata-se de sua natureza permanente do Poder Constituinte Originário. Ele não se esgota quando edita uma Constituição. Ele subsiste fora da Constituição e está apto para se manifestar a qualquer momento.

    C) ERRADO. Quando um ato constituinte é feito por uma só pessoa ou por um grupo de pessoas, também chamado de único órgão, fala-se que a constituição é dita outorgada. Ou seja, sua forma não é democrática.

    D) ERRADO. podemos caracterizar o poder constituinte originário como inicial, permanente, absoluto, soberano, ilimitado, incondicionado, permanente e inalienável. A questão se torna errada quando afirmamos que o poder constituinte originário é limitado pelo direito anterior. Ele não deve obediência a nenhuma regra jurídica preexistente.

    E) ERRADO. As cláusulas pétreas representam normas rígidas. A alteração redacional importará em inconstitucionalidade.
  • Comentário acerca da questão "d"

    CUIDADO GALERA: EXISTE MUDANÇA DE ENTENDIMENTO DE ALGUNS DOUTRINADORES QUE PODE REFLETIR NAS PROXIMAS PROVAS DE CONCURSO


    A doutrina moderna identifica LIMITES no poder originário:
    • Parte dos doutrinadores modernos identificam como limites o direito natural (Manuel Gonçalves Ferreira Filho)
    • Outra parte da doutrina prevê como limite a proibição do retrocesso. Por exemplo a constituição nao pode retroceder na tutela dos direitos fundamentais!!!!
  • e) A alteração redacional de uma norma componente do rol de cláusulas pétreas sempre importa em inconstitucionalidade.

    Está errado porque a alteração da redação pode expandir os efeitos da cláusula.
  • e) a alteração redacional de uma norma componente do rol de cláusulas pétreas sempre importa em inconstitucionalidade.

    ERRADA- pois as cláusulas pétreas só não podem ser objeto de emenda tendente a aboli-las.

  • O poder constituinte originário é permanente ( uma de suas características), por isso não se esgota com a elaboração da constituição.
  • O poder constituinte originário é PERMANENTE, pois não se esgota no momento de elaboração da Constituição, estando apto a manisfestar-se a qualquer momento quando provocado pelo povo, ou seja, permanece em um estado de latência.
  • Rafael, por mais que você se refira a uma "mudança doutrinária", os positivistas e o próprio Brasil adotam a teoria que o PCO é ilimitado, autônomo e incondicionado.

    Quem prevê limitações ao poder constituinte são os jusnaturalistas, incluindo aí a vedação ao retrocesso na tutela dos direitos fundamentais. Contudo, é ilimitado em termos jurídicos positivos, quanto ao direito anterior.
  • Sobre alternariva A:


    TJ-DF - MANDADO DE SEGURANÇA MS 19990020009186 DF (TJ-DF)

    Ementa: . O PODER CONSTITUINTE DE SEGUNDO GRAU É LIMITADO, NÃO PODENDO, POR ISSO, INFRINGIR OS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS, CONFORME O § 4º DO ARTIGO 60 DA CARTA POLÍTICA , DENTRE OS QUAIS FIGURA O DIREITO ADQUIRIDO, CONSISTENTE, NO CASO EM EXAME, NA APLICAÇÃO AOS INATIVO DAS REGRAS DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO VIGENTES AO TEMPO EM QUE INGRESSOU NO SERVIÇO PÚBLICO. 



    O Poder Constituinte Derivado recebe ainda o nome de poder instituído, constituído, secundário ou poder de 2º grau.

  • Complementando o raciocínio de Alex Almeida, no caso dessa constituições outorgadas, não ha democracia e sim a chamada AUTOCRACIA. Tipicas de Estados intervencionistas.

  • Gaba: letra A.. A afirmativa retrata justamente uma LIMITAÇÃO FORMAL/PROCEDIMENTAL AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO (PODER DE 2 GRAU)..
  • Sobre a letra E:

    As cláusulas pétreas podem ser alteradas, só não podem ser extintas.

  • Resuminho...

    Poder Constituinte ORIGINÁRIO é ILIMITADO, INCONDICIONADO, INAUGURAL E NÃO ESTÁ ADSTRITO A NADA.

    Poder Constituinte DERIVADO DECORRENTE é o poder que os Estados possuem para elaborar suas próprias constituições estaduais com observância da Constituição Federal de 1988.

    Poder Constituinte DERIVADO REFORMADOR é manifestado através das EMENDAS CONSTITUCIONAIS.

    Bons estudos!