A receita orçamentária possui quatro estágios. São eles:
Planejamento ou Previsão: baseado no comportamento da receita dos anos anteriores ajustado por íncides que possibilitam atualizar o valor da Base de Cálculo através de índices de preço, quantidade e o efeito legislação. Segue a fórmula: Projeção = Base de Cálculo X índice de preçoX índice de quantidade X efeito legislação.
Lançamento: é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
Arrecadação: é a entrega realizada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente dos recursos devidos ao tesouro.
Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e pregramação financeira, observando-se o princípio da unidade de caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.