SóProvas


ID
2858308
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi publicada no ano de 2003, com o objetivo de efetivar princípios e se fazer presente em ações, políticas e programas do SUS. Considerando as diretrizes da PNH, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O acolhimento é a diretriz da PNH que consiste na garantia de reconhecer o indivíduo de acordo com sua necessidade, com escuta qualificada, acolhimento, e estabelecendo relação de confiança entre serviços, equipe, trabalhadores e usuários.

  • Acolhimento

     

    O QUE É?

     

    Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva,a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva.

     

    COMO FAZER?

     

    Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf

     

    “A sua recompensa chegará mediante o seu esforço. Acredite e tenha fé!”

  • Ambiência             

    Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

    A discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço é uma orientação que pode melhorar o trabalho em saúde. 

    Clínica ampliada e compartilhada Letra B errou ao dizer que o conceito principal é o usuário conhecer seus direitos. 

    Contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

    Utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos e a qualificação do diálogo de modo a possibilitar decisões compartilhadas.

    Gestão Participativa e cogestão   Letra B errou ao dizer que as decisões acontecem incluindo APENAS trabalhadores e gestores.   

    Cogestão expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão - em lugar de formulação e de pactuação de tarefas e de aprendizado coletivo.      

    A PNH destaca dois grupos de dispositivos de cogestão: aqueles que dizem respeito à organização de um espaço coletivo de gestão que permita o acordo entre necessidades e interesses de usuários, trabalhadores e gestores; e aqueles que se referem aos mecanismos que garantem a participação ativa de usuários e familiares no cotidiano das unidades de saúde.

    Colegiados gestores, Mesas de negociação, Contratos Internos de Gestão, Câmara Técnica de Humanização (CTH), Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Gerência de Porta Aberta, entre outros, são arranjos de trabalho que permitem a experimentação da cogestão no cotidiano da saúde.

     Resposta correta: Letra D Acolhimento

    O acolher é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio-afetiva.              

    Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.