SóProvas


ID
285886
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considere as frases a seguir e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a definição dos princípios orçamentários.
O __________ estabelece que os valores autorizados para a realização das despesas no exercício deverão ser compatíveis com os valores previstos para a arrecadação das receitas.
O __________ prega que todas as receitas e despesas devem constar da lei orçamentária pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
Os Princípios Orçamentários são fundamentos que norteiam a prática orçamentária. Para evitar que "matérias estranhas" à fixação da despesa e previsão da receita fossem adicionadas ao corpo da lei orçamentária, foi estabelecido __________.

Alternativas
Comentários
  • Item B

    Princípio da compatibilidade - não existe

    Princípio da Universalidade -  Todas as receitas (previstas) e todas as despesas (fixadas), de todos os poderes e órgãos, devem constar no orçamento para fins de controle do legislativo.

    Princípio do orçamento real - não existe

    Princípio do equilíbrio - as despesas não poderão exceder ao montante das despesas.

    Princípio do orçamento bruto - as receitas e despesas deverão constar no orçamento por seus valores brutos, vedadas quaisquer deduções.

    Princípio da exclusividade - o orçamento não conterá matéria estranha a previsão das receitas e fixaçõ das despesas.

    Princípio do orçamento efetivo - não existe

    Princípio da equivalência - não existe

    Princípio da totalidade

    Princípio da anualidade - O orçamento será executado em um exercício financeiro que coincide com o ano civil.

    Princípio da individualidade
  •  Gabarito - B

    Os mapas mentais abaixo resumem os conceitos sobre princípios orçamentários. Clique no mapa para ampliar.

     





  • PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO

    Visa assegurar que as despesas autorizadas não serão superiores à previsão das receitas.



    PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO

    O princípio do orçamento bruto veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento ou em qualquer dos tipos de créditos adicionais nos seus montantes líquidos. Note que a diferença entre a Universalidade e o Orçamento Bruto é que apenas este último determina que as receitas e despesas devam constar do orçamento pelos seus totais, sem quaisquer deduções. Vejamos a previsão na Lei 4.320/64:

    "Art. 6º Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totaisvedadas quaisquer deduções.

     § 1º As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber."

    Ex:

    Considere uma carreira cujo subsídio seja de $14.000. Subtraindo os descontos do IR e Previdência Social, o líquido gira em torno de $10.000. Na LOA, segundo o princípio do Orçamento Bruto, deverão constar todos esses itens e não somente a despesa líquida da União de $10.000. Não importa se o saldo será positivo ou negativo.



    PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE


    Surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência  com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade de seu processo. Por exemplo: o orçamento não pode conter matéria de direito penal.
    Determina que a LOA não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. São exceções ao princípio da exclusividade:


    1) Créditos Suplementares;


    2) Operações de crédito, inclusive por ARO.


    Prof. Sergio Mendes

  • Princípio do Equilíbrio
    Princípio do Orçamento Bruto
    Princípio da Exclusividade