SóProvas


ID
2860561
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno exclusivo é reconhecidamente um benefício para a saúde do binômio. Dentre as vantagens, inclui-se a utilização desse como um método comportamental de planejamento reprodutivo. Acerca dessa informação, marque a assertiva verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O efeito inibidor da fertilidade produzido pelo LAM deixa de ser eficiente quando ocorre o retorno das menstruações ou aparecimento de manchas de sangue, considerados após oito semanas pós-parto.

  • Método da amamentação – LAM


    É um método anticoncepcional temporário que consiste no uso da amamentação para evitar a gravidez.

    O nome LAM significa método da lactação e amenorréia.

    Lactação quer dizer amamentação e amenorréia quer dizer falta de menstruação.

    A amamentação tem efeito inibidor sobre a fertilidade, ou seja, sobre a capacidade de ter filhos.

    A mulher disposta a realizar amamentação exclusiva nos primeiros seis meses após o parto pode utilizar o LAM como método anticoncepcional, ou associar o LAM com outro método anticoncepcional que não interfi ra na amamentação.


    A eficácia deste método depende de três condições:

    1ª a amamentação deve ser exclusiva ao seio, na hora em que o bebê quiser, durante o dia e durante a noite, sem chás, sucos ou água;

    2ª a mulher não deve estar menstruando;

    3ª o bebê deve ter até seis meses de idade.


    O efeito inibidor da fertilidade produzido pelo LAM deixa de ser eficiente quando a mulher volta a menstruar e também quando o bebê começa a receber outros alimentos, além do leite materno. Nessas situações, é preciso escolher um outro método anticoncepcional, mas a mulher pode continuar amamentando.


    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/direitos_sexuais_metodos_anticoncepcionais.pdf

  • não encontro referencia para esse tempo de 8 semanas pp.

  • O efeito inibidor da fertilidade produzido pelo LAM deixa de ser eficiente /quando ocorre o retorno das menstruações ou aparecimento de manchas de sangue (sangramento nos primeiros 56 dias ou até oito semanas após o parto não é considerado sangramento menstrual) e também quando o leite materno deixa de ser o único alimento recebido pelo bebê, à livre demanda