SóProvas


ID
2860762
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Maritza Montero (2004), a prática em comunidades envolve as seguintes dimensões:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maritza Montero (2004), a prática em comunidades envolve as seguintes dimensões:


    D) Ontológica, epistemológica, metodológica, ética e política


  • A prática em comunidades envolve as seguintes dimensões: ontológica, epistemológica, metodológica, ética e política. Ontológica: se refere à natureza do ser e levanta questões concernentes à natureza da relação

    entre os investigadores/agentes externos (psicólogos, educadores, assistentes sociais) e as pessoas que formam as comunidades. Nessa dimensão, a autora propõe pensar quais são, segundo os membros da comunidade, seus problemas, desejos, necessidades, expectativas e recursos, o que as pessoas da comunidade sabem sobre sua situação e o que os agentes externos conhecem da comunidade e seus membros.

    Epistemológica: se refere à produção do conhecimento, à relação entre sujeitos cognoscentes e objetos do conhecimento. Nesse âmbito, a autora levanta algumas questões a serem consideradas: Qual é a natureza da relação entre os agentes externos e a comunidade? O que os sujeitos envolvidos aprenderam e ensinaram?

    Metodológica: diz respeito aos meios empregados para produzir conhecimento. Nesse sentido, sugerem-se métodos capazes de produzir continuamente perguntas e respostas frente às transformações e às perspectivas de ação.

    Ética: consiste em incluir o Outro no processo de produção do conhecimento no que diz respeito à sua participação efetiva na autoria e propriedade do saber construído coletivamente.A ética reside no reconhecimento e na aceitação do 

    outro como sujeito cognoscente com igualdade de direitos, o que implica uma relação de reciprocidade e respeito às diferenças individuais.

    Política: relaciona-se à finalidade e aplicabilidade do conhecimento, fornecendo elementos à compreensão do 

    “para que”  e  “em benefício de quem” o saber é produzido e quais são seus efeitos sociais. Essa dimensão remete a algumas perguntas, tais como: Existem formas de exclusão na comunidade? Para quem é o conhecimento e quais são seus efeitos? as pessoas interessadas na comunidade são conscientes de seus direitos e deveres de cidadãos e para com a comunidade? Há um compromisso tanto dos agentes externos como dos agentes internos?