-
energia de ionização, também conhecida como potencial de ionização, é a energia "mínima" necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso.
O potencial de ionização é uma propriedade periódica, pois quanto maior o tamanho do átomo ou do raio atômico, ou seja, quanto maior for o número atômico, menor será a energia de ionização, porque os elétrons estarão mais afastados do núcleo e a força de atração entre eles será menor.
-
Vamos analisar a questão.
Esta questão abrange conceitos relacionados às propriedades periódicas, como a energia de ionização. Essa propriedade é definida como a energia mínima necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado na fase gás:
J(g) → J+(g) + e-
Portanto, o item está incorreto.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Energia de ionização é a energia máxima necessária para remover um elétron do estado excitado de um átomo isolado, uma molécula ou um íon no estado gasoso. (ERRADO)
Energia de ionização é a energia mínima necessária para remover um elétron do estado excitado de um átomo isolado, uma molécula ou um íon no estado gasoso.
-
Energia de ionização é a energia máxima necessária para remover um elétron do estado excitado de um átomo isolado, uma molécula ou um íon no estado gasoso.
energia de ionização, é a energia "mínima" necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso.
-
Energia de ionização é a energia MÍNIMA necessária para remover um elétron do estado excitado de um átomo isolado, uma molécula ou um íon no estado gasoso.