SóProvas


ID
2860951
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o sistema político que predominou durante o período imperial no Brasil, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Nobres,

    Acredito que a questão deveria ser anulada : Segundo o Historiador Boris Fausto, o ato adicional determinou que o Poder Moderador não poderia ser exercido durante a Regência.

    O Poder Moderador não foi descartado, houve apenas uma suspensão.

  • GABARITO: B

  • Liberais e conservadores ambos era formados por classe elitista. Considerando farinha do mesmo saco pois tinham os mesmos interesses.

    PM BA

  • A questão não fala que o Poder Moderador foi descartado.... Só afirma as divergências de ideias entre os Moderados e os Exaltados. Não vejo motivo para anulação da questão....

  • A questão está certinha, não nenhum erro!

    A questão é sobre o sistema político que predominou durante o período? E na alternativa B fala sobre a divergência de ideias, que realmente predominou no período regencial.

    OS GRUPOS DO PERÍODO

    1) Restauradores ( queriam o retorno de Dom Pedro I)

    2) Liberais moderadores ( queriam monarquia constitucionalista,  poder moderador )

    3) Liberais exaltados ( queriam a autonomia das províncias, descentralização administrativa. )

    ALTERNATIVA B

    durante as regências, os liberais dividiram-se em moderados e exaltados e diferenciavam-se quanto às reformas mais profundas, como o fim do poder moderador e a descentralização administrativa.

  • Mas os liberais exaltados queriam o fim do poder moderador. Embora dentro desse grupo houvesse aqueles que timidamente ensaiavam uma ideia republicana, em sua maioria, queriam uma monarquia constitucional com maior autonomia para as províncias, fortalecimento do parlamento, fim do Senado e do Poder Moderador.

  • GABARITO B

    CUIDADO PESSOAL...

    Os restauradores - Também eram conhecidos popularmente como caramurus. - Sua principal proposta era o retorno de D. Pedro I para o poder. - Defendiam um sistema econômico baseado no liberalismo clássico. - Este grupo era composto, principalmente, por militares e comerciantes portugueses.

    Os moderados - Eram conhecidos popularmente como chimangos. Defendiam o voto censitário (por rendas), que excluía politicamente os mais pobres. - Este grupo era composto, principalmente, por membros da elite agrária brasileira (grandes fazendeiros). - Os moderados eram favoráveis à continuidade do regime monárquico no Brasil. - Defendiam a manutenção do sistema econômico baseado nas grandes propriedades rurais, no trabalho escravo e na produção voltada para as exportações.

    Os exaltados - Também conhecidos, popularmente, por jurujubas ou farroupilhas. - Este grupo político era formado, principalmente, por funcionários públicos brasileiros, jornalistas, profissionais liberais (advogados, médicos, dentistas, etc.), padres, comerciantes brasileiros e militares de baixa patente. - Os exaltados eram progressistas. - Eram favoráveis à industrialização do Brasil. - Defendiam a ampliação da participação política, através do voto para todas as pessoas. - Queriam mais autonomia para as províncias, ou seja, o fim da interferência do governo central. Logo, os exaltados eram favoráveis a descontinuidade do Poder Moderador. - Os exaltados eram favoráveis à tomada de medidas econômicas, que pudessem ajudar as camadas mais pobres da população brasileira.

  • Gab. B

  • a) Não havia livre submissão de candidatura. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) As mulheres só ganharam o direito ao voto algumas décadas após a Proclamação da República. ITEM INCORRETO.

    d) Os partidos possuíam diferenças programáticas formais. Ademais, os dois partidos eram formados por membros das elites ou das classes médias urbanas. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B