SóProvas


ID
2861062
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A ocupação do continente africano, particularmente a parte subsaariana, teve um longo percurso, a partir de meados do século XI até atingir o seu ápice na segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma verdadeira partilha da África por países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Holanda. Esse processo histórico tem sido interpretado como

Alternativas
Comentários
  • colonialiso e imperialismo

  • Alguém por favor poderia explicar-me o porque dessa resposta não ser a letra d.

  • também queria saber Francisco Cristiano, Era pra ser neocolonialismo ou imperialismo.

  • Francisco Cristiano: a letra D entra em um anacronismo com a primeira pergunta. O colonialismo na América não é chamado de neocolonialismo. O prefixo -neo indica novo. Neocolonialismo é portanto uma nova onda colonizadora que se deu no século XIX e parte do XX pela Europa Ocidental na África e Ásia. Antes os impérios que fizeram parte das navegações ultramarinas estavam ligados ao Novo Mundo (Américas) e no máximo mantinham benfeitorias, caso português, ou portos com exclusividade comercial, demais nações como Espanha e França, fora do novo mundo na África e Ásia.

    Outro ponto que não pode ser letra D é que para as colônias não existia capitalismo. O capitalismo para existir como sistema econômico pressupõe primeiro liberdade comercial, ainda que regulamentada em forma de lei. As colônias e protetorados, caso da Reino Unido (vulgo Inglaterra) com a Índia não podiam em via de regra fazer comércio com outras potências imperiais. Também precisavam de autorização do Império para abrir determinados negócios e não podiam competir livremente com a metrópole. Portanto não havia nas novas colônias capitalismo e sim mercantilismo.

  • Citando um trecho do livro A Era dos Impérios de Hobsbaw que pode esclarecer o motivo pelo qual não é a letra D :

    ”Entretanto, mesmo sendo o colonialismo apenas um dos aspectos de uma mudança mais geral das questões mundiais, foi, com toda clareza, o de impacto mais imediato. Ele constituiu o ponto de análises mais amplas, pois não há dúvidas de que a palavra “imperialismo” passou a fazer parte do vocabulário político e jornalístico nos anos 1890,no decorrer das discussões sobre a conquista colonial. Ademais, foi então que adquiriu a DIMENSÃO ECONÔMICA que, como conceito, nunca mais perdeu. Eis pq são inúteis as referências às antigas formas de expansão política e militar em que o termo é baseado. Os imperadores e os impérios eram antigos, mas o imperialismo era novíssimo.”

    A era dos Impérios, Éric J.Hobsbawm. Ed. Paz e Terra, 2 edição.

  • Acredito que quando falamos em Neocolonialismo como um todo, estamos nos referindo ao processo do imperialismo "Afro-asiático", logo podemos notar que na questão apenas a África é citada. Além disso, o Neocolonialismo foi feito a partir da Conferência de Berlim, que reunia as principais potências Europeias, Portugal e Espanha não eram... Dessa forma, o processo apresentado no texto, em que alguns países estão fazendo partilhas de outro continente, só pode ser denominado como COLONIALISMO.

    Corrijam-me se estiver errado!!!