Gabarito B
O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade do sistema.
Também é possível utilizar RAID 1 com quatro ou mais discos (desde que seja utilizado sempre um número par). Neste caso, um dos discos de cada par é visto pelo sistema como um HD separado e o outro fica oculto, guardado a cópia atualizada do primeiro. Ao utilizar 4 HDs de 500 GB em RAID 1, por exemplo, o sistema enxergaria 2 HDs, de 500 GB cada um.
Usar RAID 1 não proporciona qualquer ganho de desempenho. Pelo contrário, ele acaba causando uma pequena perda em comparação com usar um único drive, já que todas as alterações precisam ser duplicadas e realizadas em ambos os drives.
Caso um dos HDs titulares falhe, o segundo entra em ação automaticamente, substituindo-o até que você possa substituir o drive.
Uma dica é que, ao fazer RAID 1 utilizando discos IDE, procure colocar um em cada uma das duas interfaces IDE da placa, isto melhorará o desempenho. Outro ponto é que caso os dois discos estejam na mesma interface, como master e slave, você precisa reiniciar o micro caso o primeiro falhe. Usando um em cada interface, a controladora fará a troca automaticamente, sem necessidade de reset. Da próxima vez que inicializar o micro você receberá um aviso pedindo para substituir o HD defeituoso.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
a) RAID 0: sem redundância, striping (fracionamento);
b) RAID 1: Mirroring (espelhamento), mínimo 2 discos; ✔
c) RAID 2: Código de Hamming, acesso paralelo, sincronização;
d) RAID 3: um disco para paridade, sincronização, acesso paralelo;
e) RAID 5: paridade de bloco distribída e intercalada.
.
.
.
At.te
Foco na missão ❢