SóProvas


ID
2864704
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O  nascimento  do  Brasil  como  Estado Nacional,  na  primeira  metade do século XIX, coincide com o esforço das elites locais  para estabelecer uma identidade nacional brasileira. Com o  advento  da  República,  em  1889,  vê‐se  a  preocupação  de  buscar  no  passado  elementos  que  legitimassem  a  nova  ordem. É na Era Vargas (1930‐1945), especialmente durante  a  ditadura  do  Estado  Novo  (1937‐1945),  contudo,  que  o  projeto de afirmação da nacionalidade adquire foros de algo  sistemático, conduzido pelo governo central.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema abordado, julgue o item.


A filosofia e o direito foram dois dos mais significativos legados culturais da Antiguidade Clássica (greco‐romana) para a denominada civilização ocidental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A filosofia

    "A mitologia procurava explicar de forma mágica a origem do mundo e muitos dos acontecimentos da sociedade. Entretanto, com o desenvolvimento da sociedade grega e a formação da pólis, surgiu um grupo de pessoas com tempo disponível para pensar de forma sistemática e para 'fazer política', isto é, emitir opiniões nas assembleias, discutir temas de interesse público e participar das decisões de caráter político.

    Tudo isso promoveu um tipo de reflexão que exigia explicações racionais para os fenômenos. Ou seja, havia pessoas na Grécia para as quais a mitologia já não respondia às suas inquietações. Assim, pouco a pouco, outra forma de compreensão dos fenômenos foi ganhando espaço. O novo método consistia em observar o mundo e o que ocorria à própria volta, para depois refletir em busca de uma explicação lógica e racional sobre o que havia sido percebido. Nascia assim uma das grandes criações do pensamento humano, base das ciências modernas: a filosofia ( do grego philo ou philia = amor, amizade; sophia = sabedoria)." (p. 58)

    O Direito Romano

    "Um dos grandes legados da Roma antiga para a posteridade foi o conjunto de leis e princípios jurídicos conhecidos como Direito Romano. [...]

    O Direito Romano é, talvez a principal contribuição romana à cultura ocidental. Adotado por diversos povos do mundo, conserva sua importância até hoje, servindo de referência aos códigos de lei da maior parte das nações democráticas." (p.71)

    Fonte: ARRUDA; PILETTI. Toda a História: História Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2009. p. 58; 71

     

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

  • Nem precisava ler o texto introdutório

  • As civilizações greco-romana até hoje influenciam o nosso modo de viver.

    Da Grécia Antiga herdamos:

    · Conceitos políticos como monarquia, tirania, democracia, hegemonia; e

    · Conceitos filosóficos como antropocentrismo, idealismo e racionalismo

     

    Da Roma Antiga herdamos:

    · O conceito de cidadania e justiça;

    · A língua latina e suas derivações; e

    · O cristianismo.

    Gabarito: Certo

  • GAB C

    Complementando :

    Questão )Formas mais avançadas de manifestações filosóficas e científicas que apareceram na sociedade grega, como também em Roma, eram inéditas, mas continham aspectos herdados de tradições que vinham de sociedades do Oriente Próximo.Gab c