SóProvas


ID
2865277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.


A abordagem clássica da administração elegia como foco de seus estudos a organização informal.

Alternativas
Comentários
  • Organização FORMAL!

  • ERRADO

     

    A ORGANIZAÇÃO INFORMAL (PRESENÇA DE GRUPOS INFORMAIS- DIFERENTES DAQUELE DO ORGANOGRAMA) PASSOU A SER CONSIDERADA A PARTIR DA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS (COMO OPOSIÇÃO À ABORDAGEM CLÁSSICA QUE É PURAMENTE FORMAL). TAMBÉM É CONSIDERA EM VÁRIAS OUTRAS ABORDAGENS.

     

    MARCO HISTÓRICO:

    Estudo de Hawthorne analisou as relações das condições ambientais com a produtividade. Teve 4 fases (alguns autores citam apenas 3), a primeira sobre o efeito da iluminação na produtividade. Umas da conclusões foi a de que o nível de produção também depende da interação social dos indivíduos, ou seja, o fator humano.

     

    FICHA-RESUMO

    Abordagem clássica          Tarefas e estruturas                   Prescritiva e Normativa     Homem Econômico

    Relações Humanas            Pessoas                                     Prescritiva e normativa        Homem Social

    Teoria Neoclássica            Tarefas, estrutura, pessoas          Prescritiva Normativa          Homem Organizacional

    Teoria da Burocracia        Estrutura                                   Explicativa e Descritiva         Homem Organizacional

    Teoria estruturalista         Estrutura, pessoas e ambiente     Explicativa e Descritiva        Homem Organizacional

    Teoria Comportamental    Pessoas e ambiente                    Explicativa e descritiva         Homem Administrativo

    Teoria do sistemas           Sistemas e ambiente                    Explicativa e descritiva         Homem Funcional

    Teoria contingencial        Ambiente, tecnologia, pessoas...   Explicativa e descritiva     Homem Complexo

     

    Resumo grátis das principais abordagens da Administração

    https://drive.google.com/open?id=1CSVxrqzUvHKxo3e_x-7HWnDF7bTJjqMh

     

    Outros resumos/mapas:

     https://goo.gl/92FN88

  • A organização informal (relacionamentos interpessoais na empresa)  não pode ser controlada, contida ou excluida...

  • A abordagem clássica (Administração Científica e Teoria Clássica) pauta-se na organização formal.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A teoria das relações humanas tinha como objeto de estudo a organização informal em que o incentivo do homem não era o salário que ele recebia no final do mês mas sim a satisfação das suas necessidades fisiológicas e de autorealização dentro da organização.

  • Essa é uma das críticas realizada à Teoria Clássica de Fayol "Abordagem Incompleta da Organização", em que a teoria clássica preocupa-se apenas com a organização formal, descuidando-se da organização informal.

    Errado.

  • ERRADO

    A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS QUE ESTUDOU A ORGANIZAÇÃO INFORMAL!

    "A Administração Científica é incompleta, parcial e inacabada, por se limitar apenas aos aspectos formais da organização, omitindo a organização informal e os aspectos humanos da organização. Essa perspectiva incompleta ignora a vida social interna dos participantes da organização."

    FONTE: INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO.

    CHIAVENATO (2014), PÁG. 76

  • Abordagem Clássica (Teoria Clássica-Fayol + Teoria Científica-Taylor)

    - Organização Formal

    A teoria clássica sofreu várias críticas ao longo do tempo. As principais críticas é 1- a sua abordagem ser bastante simplificada quanto a estrutura organizacional, considerando apenas a organização formal.(Estratégia Concursos)

    - Visão Mecanicista

    - Homem Econômico

    - Sistema Fechado (foco nos processos internos)

    - Abordagem Prescritiva e Normativa

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Abordagem humanística

    Conceitos que surgiram ou ganharam importância:

    - Liderança Informal

    - Comunicação

    - Organização Informal

    - Dinâmica de grupo

    - Clima organizacional

  • po essa porcaria de apostila do estratégia é o resumo do resumo do resumo * 5.

  • Abordagem Clássica organização formal ,padronização ...

  • Sim, focava nas organização formal, vide, que um dos problemas da Teoria Clássica seria a falta de preocupação com a organização informal.

    Gab:ERRADO.

  • Gabarito - Errado.

    A Teoria Clássica sofreu várias críticas ao longo do tempo. As principais críticas a essa escola são as seguintes:

    1. Sua abordagem é bastante simplificada quanto à estrutura organizacional, considerando apenas a organização formal.

    2. Apesar de indicar diversos princípios para a administração, não há comprovação formal de seu funcionamento científico com base em experimentos.

    3. Ela se baseia em uma concepção extremamente racional da administração, o que não é suficiente para capturar todo seu espírito, que engloba aspectos sistêmicos e menos formalizados.

    4. A Teoria Clássica tem uma visão excessivamente mecanicista da organização, considerando sua estrutura como uma máquina que, quando não funciona bem, é porque tem defeitos que precisam ser corrigidos em sua estrutura.

    5. Assim como a Administração Científica de Taylor, a Escola Clássica de Fayol desconsidera a importância da organização informal.

    6. Por fim, a organização é vista como um sistema fechado, que não interage com seu ambiente, o que faz com que vários aspectos de sua complexidade sejam desconsiderados.

  • Taylor não valorizava o aspecto humano das relações.

  • A abordagem clássica da administração elegia como foco de seus estudos a organização FORMAL.

    Foi a Teoria das Relações Humanas que estudou a organização INFORMAL.

  • GABARITO: ERRADO

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS:

    A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.

    A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:

    1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos.

    2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.

    3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental.

    4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • GABARITO: ERRADO

    O advento da Teoria das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais de Administração etc. passam a ser contestados ou deixados de lado. Subitamente, explora-se o reverso da medalha. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo. O método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homo economicus cede o lugar para o homem social. Essa revolução na Administração ocorreu nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático da Administração. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • FORMAL

  • A questão em análise nos demanda conhecimento sobre a Abordagem Clássica e sobre a Abordagem Humanística da Administração. A Abordagem Clássica desponta no início da primeira metade do século XX. Seus pioneiros são Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol.

    Taylor iniciou a Escola da Administração Científica, em que o foco era aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. Já Fayol desenvolveu a Teoria Clássica da Administração, em que o foco era aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de Administração em bases científicas (Chiavenato, 2020).

    Ademais, ao se aproximar da metade do século XX, surge a Abordagem Humanística da Administração. Essa abordagem surgiu nos Estados Unidos em oposição à Teoria Clássica de Henri Fayol. A Teoria das Relações Humanas é a essência dessa abordagem e tem como seu maior expoente Elton Mayo (1880 – 1949). Para essa teoria, as relações humanas e os aspectos emocionais são influenciadores do processo produtivo e possuem uma relação direta com a eficiência do trabalhador, com a autonomia e o controle dos cargos (Ribas, 2015). Essa teoria possui um foco nas pessoas e na busca da humanização e da democratização da administração. Além disso, ela defende que os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos e possui uma concentração nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude, expectativa e motivação.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está errada, pois é a  abordagem humanística quem possui o foco nas organizações informais, e não a abordagem científica.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".

    FONTES:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
    CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Errado. Até a numeração da roupa era especificada no contrato. Assim com na industria da qual fabrica a havaiana. Tempos modernos. kkk

  • Errado

    A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

  • Gab: ERRADO

    A abordagem clássica tinha como foco a estrutura da organização, ou seja, seu organograma era definido e formalizado. A contrassenso, na abordagem das Relações Humanas que a organização informal começou a ser visada, ainda que não especificada no organograma, o bem estar e a comunicação ativa das pessoas influenciava na produtividade do indivíduo.

    Erros, mandem mensagem :)

  • A ABORDAGEM HUMANÍSTICA / TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS que focava no relacionamento informal (posteriormente, a neoclássica)

    Gabarito: ERRADO