SóProvas


ID
2865712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das funções econômicas governamentais, julgue o item seguinte.



Ao intervir no mercado de câmbio via compra de swaps cambiais, o governo exerce sua função estabilizadora.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    dica: Estabilizadora / Economia

     

  • O governo intervem no mercado de câmbio via compra de swaps cambiais quando ocorre algum evento que traz grande volatilidade na taxa de câmbio, com o intuito de estabilizá-la.

  • Swap (do inglês, “troca”) é um derivativo financeiro que promove simultaneamente a troca de taxas ou rentabilidade de ativos financeiros entre agentes econômicos. Por meio dele o BC procura evitar movimento disfuncional do mercado de câmbio.

    O objetivo dessas operações é prover "hedge" cambial – proteção contra variações excessivas da moeda americana em relação ao real – e liquidez ao mercado de câmbio doméstico. A compra de contrato de swap pelo BC funciona como injeção de dólares no mercado futuro. 

  • Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo). Os derivativos podem ser classificados em contratos a termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps, entre outros, cada qual com suas características.

    Os derivativos, em geral, são negociados sob a forma de contratos padronizados, isto é, previamente especificados (quantidade, qualidade, prazo de liquidação e forma de cotação do ativo-objeto sobre os quais se efetuam as negociações), em mercados organizados, com o fim de proporcionar, aos agentes econômicos, oportunidades para a realização de operações que viabilizem a transferência de risco das flutuações de preços de ativos e de variáveis macroeconômicas. 

  • Certo

    swaps cambial é um instrumento chamado de derivativo é um instrumento financeiro que consiste em trocar taxas.

    Exemplo: dólar por real