SóProvas


ID
2865826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à previdência social brasileira, julgue o item que se segue.



A desvinculação de recursos da União (DRU) e a renúncia das receitas previdenciárias constituem a principal causa do déficit da previdência social.

Alternativas
Comentários
  • Não são as renúncias e sim a sonegação de grandes empresas.

  • Longevidade da população.

  • Errado.

    "É fake news que a DRU afete a Previdência.

    A tese do superávit na Previdência se sustenta na ideia de que o governo desvia seu dinheiro para pagar outras despesas, por meio de algo chamado DRU – Desvinculação de Receitas da União.

    Em um cenário de corrupção endêmica, é crível para muita gente que o dinheiro da Previdência seja desviado. Só que não é verdade. As contribuições previdenciárias feitas por empregados e empregadores não podem ser usadas para qualquer outro fim que não o pagamento dos benefícios previdenciários. É uma proibição da Constituição (art. 167, XI)."

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/pedro-fernando-nery/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-o-deficit-da-previdencia-mas-nao-tinha-onde-perguntar/

    Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados."

  • Gente, não há resposta simples para problemas complexos. Há muitos fatores que têm relação direta com o déficit da Previdência, entre eles:

    Benefícios previdenciários aprovados no passado, sem contrapartida de contribuição.

    A DRU, criada por FHC com alíquota de 20% e aumentada por Dilma para 30%, e que nos anos superavitários foi realizada SEM REPOSIÇÃO.

    A evolução na demografia brasileira, com achatamento da base piramidal (menos jovens trabalhadores contribuintes da ativa) e alargamento do topo (mais idosos aposentados).

    Sonegação fiscal.

    Crise e desaquecimento da economia, principalmente a partir de 2015, com queda vertiginosa na arrecadação de tributos federais (prova disso é que até pouco tempo, antes da crise, a Previdência permanecia superavitária, mesmo com a existência de todos os problemas elencados acima).

  • os principais fatores são o envelhecimento da população e a diminuição da taxa de natalidade, um aumentou as despesas e o outro diminuiu as receitas.