SóProvas


ID
2866048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do debate ético contemporâneo e da busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social, das condições de trabalho e das respostas profissionais aos desafios atuais, julgue o item subsequente.

O fortalecimento do projeto ético-político do serviço social requer dos profissionais uma atuação crítica perante tensões e contradições da sociedade, bem como a apreensão e a apropriação de fenômenos como o racismo e suas distintas expressões na vida cotidiana.

Alternativas
Comentários
  • Competência ético-política – o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias. Assim, é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática. Isso implica em assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática – valores esses que estão expressos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFAS nº 273/93)5 , e que assumem claramente uma postura profissional de articular sua intervenção aos interesses dos setores majoritários da sociedade;


    fonte: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/13721/conceicao-costa/competencias-do-servico-social

  • Gabarito: Certo

    Significado da palavra APREENSÃO - Compreensão intelectual de um conteúdo.

    O que assistentes sociais têm a ver com isso?

    Nesse sentido, faz-se necessária a apreensão crítica acerca dessa realidade e a apropriação de conhecimentos sobre o fenômeno do racismo e de suas diversas expressões na vida social. Esse processo contribuirá para o fortalecimento do projeto ético-politico profissional, sobretudo no que tange à sua direção política, que busca construir outra sociabilidade, com valores emancipatórios, cujas relações humanas sejam livres de qualquer exploração, opressão e discriminação de classe, racial e patriarcal. Página 17

    Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-Caderno03-Racismo-Site.pdf

    Avante!

  • Para mim ao retirar a palavra CONHECIMENTO, torna a questão errada.

    ...apropriação de conhecimentos sobre o fenômeno do racismo...

    ...a apropriação de fenômeno do racismo...

  • acredito que o gabarito deveria ser ERRADO pois a palavra APROPRIAÇÃO muda o significado da afirmação.
  • Questao digna de anulação pois a falta de uma palavra mudou o sentido da frase
  • Questão simples, mas que pega muita gente. CESP gosta de fazer uso de sinonímia. É preciso compreender os significados das palavras.

    A palavra apreensão" pode ter vários significados a depender do contexto empregado.

    Veja:

    1-Compreensão intelectual de um conteúdo: captação, assimilação, compreensão, entendimento, absorção.

    2-Grande inquietação: angústia, aflição, ansiedade, cisma, consumição, preocupação, inquietação, medo...

    Ex: Maria estava muito apreensiva no dia da prova.

    3 -Apropriação com base legal: apoderamento, aprisionamento, confiscação, captura, apropriação...

    Ex.: A polícia fez busca apreensiva na casa do rapaz.

    A questão não é passível de anulação, de jeito nenhum.

    Provavelmente vocês empregaram a palavra utilizando como "apropriação com base legal".

    O assistente social precisa, com certeza, ter a compreensão / entendimento sobre os diversos fenômenos sociais que atravessam a sociedade, e principalmente, se apropriar do conhecimento sobre o racismo.

    Questão: O fortalecimento do projeto ético-político do serviço social requer dos profissionais uma atuação crítica perante tensões e contradições da sociedade, bem como a apreensão (compreensão - entendimento) e a apropriação (apreender / tomar posse) de fenômenos como o racismo e suas distintas expressões na vida cotidiana.

    Se eu estiver errada, podem falar

    E para ratificar mais ainda, vejam o texto do CFESS que a colega postou:

    Nesse sentido, faz-se necessária a apreensão crítica acerca dessa realidade e a apropriação de conhecimentos sobre o fenômeno do racismo e de suas diversas expressões na vida social. Esse processo contribuirá para o fortalecimento do projeto ético-politico profissional, sobretudo no que tange à sua direção política, que busca construir outra sociabilidade, com valores emancipatórios, cujas relações humanas sejam livres de qualquer exploração, opressão e discriminação de classe, racial e patriarcal. Página 17

    Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-Caderno03-Racismo-Site.pdf

  • É preciso aprofundar o debate para não incorrer em erros grosseiros, a partir da reprodução de discursos vazios e estéreis acerca de uma questão tão cara para a sociedade brasileira. Há que se pensar em qualificação profissional com envolvimento do conjunto CFESS/Cress, Abepss e Enesso, uma vez que a apreensão das determinações sócio-históricas que conformam a presença negra no país é fator primordial para que o atendimento dispensado pela(o) assistente social se efetive com base nos princípios que norteiam o trabalho profissional, independente da área de atuação (EURICO, 2018, p. 525). 

    RESPOSTA: CORRETO