-
não concordo. Na avaliação de VCI também utiliza o aren:
2.2 Caracteriza-se a condição insalubre caso sejam superados quaisquer dos limites de exposição ocupacional diária a VCI:
a) valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 1,1 m/s2;
b) valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 21,0 m/s1,75.
-
exatamente !! concordo com o colega
-
Vibração de corpo inteiro considera os dois!!! Ta correto o colega
-
A questão não afirma que na vibração de corpo inteiro não se considera o aren, ou então teria "ao passo que a avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro deve considerar APENAS o valor da dose de vibração resultante" ou algo parecido.
-
4.2.1 A avaliação da exposição ocupacional à vibração em mãos e braços deve ser feita utilizando-se sistemas de medição que permitam a obtenção da aceleração resultante de exposição normalizada (aren), parâmetro representativo da exposição diária do trabalhador.
4.2.2 O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração em mãos e braços corresponde a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 2,5 m/s2.
4.2.3 O limite de exposição ocupacional diária à vibração em mãos e braços corresponde a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 5 m/s2.
4.3.1 A avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro deve ser feita utilizando-se sistemas de medição que permitam a determinação da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) e do valor da dose de vibração resultante (VDVR), parâmetros representativos da exposição diária do trabalhador.
4.3.2 O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5m/s2, ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1m/s1,75.
4.3.3 O limite de exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde ao: a) valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 1,1 m/s2; ou b) valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 21,0 m/s1,75.
4.3.3.1 Para fins de caracterização da exposição, o empregador deve comprovar a avaliação dos dois parâmetros acima descritos.
-
Aceleração Resultante de Exposição Normalizada
-
NR-9 (PPRA) quanto a Avaliação quantitativa da exposição dos trabalhadores às 'VMB' e 'VCI':
1) Vibração em Mãos e Braços (VMB):
a) utilizam-se sistemas de medição que permitam a obtenção da aceleração resultante de exposição normalizada (aren);
- nível de ação: aren de 2,5 m/s2;
- limite de exposição ocupacional diária: aren de 5 m/s2.
2) Vibração de Corpo Inteiro (VCI):
a) utilizam-se sistemas de medição que permitam a determinação da aceleração resultante de exposição normalizada (aren); e,
b) do valor da dose de vibração resultante (VDVR).
- nível de ação: aren de 0,5m/s2, ou VDVR de 9,1m/s1,75.;
- limite de exposição ocupacional diária: aren de 1,1 m/s2; ou VDVR de 21,0 m/s1,75.
Vale ressaltar que:
"A conjunção ao passo que, tem o mesmo significado de "enquanto" ou "durante o tempo em que". É classificada como uma locução conjuntiva subordinativa proporcional. A função dessa conjunção é expressar a proporcionalidade dos acontecimentos presentes na oração subordinada em relação aos acontecimentos da oração principal."
Alternativa: C (de certo).
-
Das 120 questões da prova eu deixo entre 10 e 15 em branco. Essa seria uma delas.
-
4.3.3.1 Para fins de caracterização da exposição, o empregador deve comprovar a avaliação dos dois parâmetros acima descritos.
QUESTÃO ERRADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
-
"ao passo que" = "ao mesmo tempo que; enquanto". Questão malandra do Cespe! [VCI pega os 2:aren e VDVR] Certo!