SóProvas


ID
2866072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da associação de agentes químicos contaminantes liberados no ambiente e seus efeitos no ser humano, julgue o item subsecutivo.


Vítimas de incêndio em ambientes fechados que contenham plásticos, madeiras e isopor geralmente sofrem intoxicação com insuficiência respiratória, devido a gases como o cianeto de hidrogênio e monóxido de carbono, que provocam hipóxia tecidual.

Alternativas
Comentários
  • Hipóxia = falta de oxigênio


    Gab: certo

  •  NIOSH - EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DE ESTRATÉGIA DE AMOSTRAGEM

    2.2 CLASSIFICAÇÃO FISIOLÓGICA DOS EFEITOS TÓXICOS

    2.2.2 Asfixiantes

    Asfixiantes exercem os seus efeitos sobre o corpo por interferência com a oxigenação dos tecidos. Eles são geralmente divididos em duas classes: asfixiantes simples e asfixiantes químicos. Os asfixiantes simples são gases inertes fisiologicamente que diluem o oxigênio atmosférico disponível abaixo do nível exigido para favorecer a vida. Exemplos de asfixiantes simples: metano, etano, hidrogênio e hélio. Os asfixiantes químicos exercem sua ação sobre o corpo pela ação química, através da prevenção do transporte de oxigênio no sangue ou oxigenação normal dos tecidos. Exemplos: monóxido de carbono, cianeto de hidrogênio, e nitrobenzeno.