SóProvas


ID
2866957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

Para que o curso atenda à perspectiva dialética, a construção do conhecimento dos educandos deverá envolver três momentos: síncrese, análise e síntese.

Alternativas
Comentários
  • Síncrese = visão global indeterminada, confusa, fragmentada da realidade;

    Análise = desdobramento da realidade em seus elementos, a parte como parte do todo;

    Síntese = resultado da integração de todos os conhecimentos parciais num todo orgânico e lógico, resultando em novas formas de ação. 


    fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/o-processo-de-ensino-e-aprendizagem/42607


  • Síncrese: é uma visão geral da realidade onde não se pode, ainda, ver do que se trata;

    Análise: é a simples análise do mundo que faz parte de um todo que é real;

    Síntese: é a junção que se pode entender de um todo.

  • Síncrise: é uma visão geral da realidade onde não se pode, ainda, ver do que se trata:  visão global indeterminada, confusa, fragmentada da realidade.

    Análise: é a simples análise do mundo que faz parte de um todo que é real: desdobramento da realidade em seus elementos, a parte como parte do todo;

    Síntese: é a junção que se pode entender de um todo: resultado da integração de todos os conhecimentos parciais num todo orgânico e lógico, resultando em novas formas de ação. 

  • Construção do conhecimento dos educandos a partir da perspectiva dialética.

    Procurei remover os espinhos e pensar em exemplos para compreender.

    O profissional de educação precisará articular sua metodologia de ensino respeitando e tomando por base três momentos bem singulares dos educandos, a saber:

    Imaginemos como uma criança vê o mundo inicialmente. Para ela, as coisas não se encaixam, sem visão de mundo, há uma confusão no processo de compreensão (uma síncrese).

    No segundo momento, aquele educando passa a entender que cada parte forma um todo. Começa a analisar partes do todo, como um quebra-cabeça. Sabe que irá formar um quebra-cabeça, mas não o conhece formado.

    No terceiro momento, junção que se pode entender de um todo. O educando já é capaz de juntar as peças deste quebra-cabeça, passando a compreender as coisas como um todo orgânico de forma lógica (síntese), além de dirigir suas ações e ampliar seus horizontes de conhecimento (que é inesgotável) ao longo da vida.