-
a pedagogia tecnicista pode ser considerada não-dialógica, ou seja, ao aluno cabe assimilar passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor. Essa pedagogia difere da progressista que privilegia a formação de cidadãos participativos e conscientes da sociedade em que vivem.
fonte: http://www.educabrasil.com.br/pedagogia-tecnicista/
-
Fui pela lógica, como ocorreu consultas populares, logo não foi tecnicista, pois por aquele tipo de consulta várias opiniões e sugestões são emitidas. Diferente da tecnicista, restrita aos especialistas de várias áreas.
Força, foco e fé guerreiros.
-
Nesse caso foi a participativa, consultiva.
-
O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Mas acho que esse assunto é bem específico mesmo que dentro do PDI se fale em indicadores de desempenho etc.
Olha o cargo, gente: Técnico em Assuntos Educacionais.
-
planejamento de maneira técnica, sem a participação da sociedade ou grupos, os rumos são definidos conforme o que se acredita ser o necessário para determinado grupo ou população.
-
chutei e errei e erro de novo.
-
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.
UFC: http://www.ufc.br/a-universidade/documentos-oficiais/313-plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi
O que é PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)?
O Plano de Desenvolvimento Institucional, mais conhecido como PDI, consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior, a política pedagógica institucional e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da Instituição de Educação Superior (IES), observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura. O PDI é uma exigência nos processos de avaliação institucional e de cursos de graduação e pós-graduação, e nas auditorias externas realizadas por órgãos de controle. Para além dessas condições, o PDI deve ser uma exigência da própria IES estabelecendo um horizonte em relação ao qual deve se guiar num determinado período, refletindo a política de estado da universidade e orientando gestore(a)s, atuais e futuros, na construção de um plano de gestão anual, voltado para o alcance de metas e objetivos estabelecidos no PDI.
UFF: http://www.uff.br/?q=faq/o-que-e-pdi-plano-de-desenvolvimento-institucional
-
Adotou a forma participativa.
-
ERRADO
O PLANEJAMENTO DO PDI FOI DE FORMA PARTICIPATIVA !
"Embora seja uma atividade voltada para o futuro, o planejamento é realizado continuamente e o ideal é que esteja abrangendo as ideias e participações de um maior número de pessoas da organização. O planejamento deve ser constante e participativo, dessa maneira se tem uma visão mais completa e sistêmica da situação, pois três, cinco, oito cérebros conseguem idealizar, visualizar e pensar melhor que apenas um. A descentralização permite a participação e o envolvimento das pessoas em todos os aspectos do seu processo. É o chamado planejamento participativo."
-LIVRO: ADMINISTRAÇÃO GERAL PARA CONCURSOS - GIOVANNA CARRANZA.
-
GAB ERRADO
[...] O economicismo, a ausência de metodologias mais flexíveis, o jargão tecnicista em muito contribuíram para excluir qualquer possibilidade participativa na prática de planejamento público, mesmo naquele estritamente vinculado ao tema urbano-espacial na esfera municipal.
http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arquivos/File/Material_%20CONSAD/paineis_II_congresso_consad/painel_14/planejamento_participativo_possibilidades_metodologicas_alternativas.pdf
-
ERRADO
O planejamento educacional tem duas vertentes: a tecnicista e a participativa. A vertente tecnicista sustenta-se em concepções de caráter instrumental e técnico do planejamento e delega a poucos o poder de elaboração e de decisão, portanto, não há corresponsabilidades. Ela fragmenta a ação educativa entre os que pensam e os que executam, entre teoria e prática.
A vertente participativa tem outra matriz; articula-se a princípios democráticos comprometidos com uma educação emancipatória e busca uma ação unificada dos segmentos da comunidade escolar. Ela parte de uma leitura crítica de mundo e de um diagnóstico da realidade, elaborados de forma coletiva. Ou seja, a partir da identificação dos problemas, das potencialidades, das práticas pedagógicas e dos indicadores da escola (taxas de aprovação, reprovação e abandono e IDEB), com todos os segmentos, a comunidade escolar vai definir aonde pretende chegar, quais são os objetivos, as metas e as estratégias da escola. Para que isso ocorra, é necessário que haja socialização de informações administrativas, financeiras e pedagógicas com a comunidade escolar e, nesse sentido, o SEAP é uma importante ferramenta de gestão que deve garantir a articulação e coerência entre eles. Ele materializa-se no PPP, no Plano Anual e no plano de aula dos docentes.
Fonte: SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA - SEAP-RS --> CADERNO SEAP N. 5 - PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA EDUCAÇÃO (página 28 e 29).
https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/seap_caderno_5_seduc_20141008.pdf
-
-
Como se tratou de planejamento participativo, com abertura de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.
Dessa forma a alternativa está incorreta em dizer que configurou se em tecnicista, pois tecnicista são pesquisas restritas sendo feitas por especialistas.
Erros me fale kk
-
" A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de planejamento participativo."
O enunciado da questão já deu a resposta! rsrsrsrs
-
TIPOS PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TECNICISTA: instrumental e técnico, delega a poucos o poder de elaboração e de decisão, portanto, não há corresponsabilidades.
PARTICIPATIVA: princípios democráticos + educação emancipatória + ação unificada da comunidade escolar (forma coletiva).