SóProvas


ID
2867005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de planejamento participativo.

Nesse caso, a forma de realização do PDI configurou-se como tecnicista.

Alternativas
Comentários
  • a pedagogia tecnicista pode ser considerada não-dialógica, ou seja, ao aluno cabe assimilar passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor. Essa pedagogia difere da progressista que privilegia a formação de cidadãos participativos e conscientes da sociedade em que vivem.


    fonte: http://www.educabrasil.com.br/pedagogia-tecnicista/

  • Fui pela lógica, como ocorreu consultas populares, logo não foi tecnicista, pois por aquele tipo de consulta várias opiniões e sugestões são emitidas. Diferente da tecnicista, restrita aos especialistas de várias áreas.

    Força, foco e fé guerreiros.

  • Nesse caso foi a participativa, consultiva.
  • O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDIconsiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Mas acho que esse assunto é bem específico mesmo que dentro do PDI se fale em indicadores de desempenho etc.


    Olha o cargo, gente: Técnico em Assuntos Educacionais.

  • planejamento de maneira técnica, sem a participação da sociedade ou grupos, os rumos são definidos conforme o que se acredita ser o necessário para determinado grupo ou população.

  • chutei e errei e erro de novo.

  • Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

    O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.

    UFC: http://www.ufc.br/a-universidade/documentos-oficiais/313-plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi

    O que é PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)?

    O Plano de Desenvolvimento Institucional, mais conhecido como PDI, consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior, a política pedagógica institucional e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da Instituição de Educação Superior (IES), observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura. O PDI é uma exigência nos processos de avaliação institucional e de cursos de graduação e pós-graduação, e nas auditorias externas realizadas por órgãos de controle. Para além dessas condições, o PDI deve ser uma exigência da própria IES estabelecendo um horizonte em relação ao qual deve se guiar num determinado período, refletindo a política de estado da universidade e orientando gestore(a)s, atuais e futuros, na construção de um plano de gestão anual, voltado para o alcance de metas e objetivos estabelecidos no PDI.

    UFF: http://www.uff.br/?q=faq/o-que-e-pdi-plano-de-desenvolvimento-institucional

  • Adotou a forma participativa.

  • ERRADO

    O PLANEJAMENTO DO PDI FOI DE FORMA PARTICIPATIVA !

    "Embora seja uma atividade voltada para o futuro, o planejamento é realizado continuamente e o ideal é que esteja abrangendo as ideias e participações de um maior número de pessoas da organização. O planejamento deve ser constante e participativo, dessa maneira se tem uma visão mais completa e sistêmica da situação, pois três, cinco, oito cérebros conseguem idealizar, visualizar e pensar melhor que apenas um. A descentralização permite a participação e o envolvimento das pessoas em todos os aspectos do seu processo. É o chamado planejamento participativo."

    -LIVRO: ADMINISTRAÇÃO GERAL PARA CONCURSOS - GIOVANNA CARRANZA.

  • GAB ERRADO

     

    [...] O economicismo, a ausência de metodologias mais flexíveis, o jargão tecnicista em muito contribuíram para excluir qualquer possibilidade participativa na prática de planejamento público, mesmo naquele estritamente vinculado ao tema urbano-espacial na esfera municipal.

     

    http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arquivos/File/Material_%20CONSAD/paineis_II_congresso_consad/painel_14/planejamento_participativo_possibilidades_metodologicas_alternativas.pdf

  • ERRADO

    O planejamento educacional tem duas vertentes: a tecnicista e a participativa. A vertente tecnicista sustenta-se em concepções de caráter instrumental e técnico do planejamento e delega a poucos o poder de elaboração e de decisão, portanto, não há corresponsabilidades. Ela fragmenta a ação educativa entre os que pensam e os que executam, entre teoria e prática.

    A vertente participativa tem outra matriz; articula-se a princípios democráticos comprometidos com uma educação emancipatória e busca uma ação unificada dos segmentos da comunidade escolar. Ela parte de uma leitura crítica de mundo e de um diagnóstico da realidade, elaborados de forma coletiva. Ou seja, a partir da identificação dos problemas, das potencialidades, das práticas pedagógicas e dos indicadores da escola (taxas de aprovação, reprovação e abandono e IDEB), com todos os segmentos, a comunidade escolar vai definir aonde pretende chegar, quais são os objetivos, as metas e as estratégias da escola. Para que isso ocorra, é necessário que haja socialização de informações administrativas, financeiras e pedagógicas com a comunidade escolar e, nesse sentido, o SEAP é uma importante ferramenta de gestão que deve garantir a articulação e coerência entre eles. Ele materializa-se no PPP, no Plano Anual e no plano de aula dos docentes. 

    Fonte: SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA - SEAP-RS --> CADERNO SEAP N. 5 - PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA EDUCAÇÃO (página 28 e 29).

    https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/seap_caderno_5_seduc_20141008.pdf

  • Como se tratou de  planejamento participativo, com abertura de discussão  em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

    Dessa forma a alternativa está incorreta em dizer que configurou se em  tecnicista, pois tecnicista são pesquisas restritas sendo feitas por especialistas.

    Erros me fale kk

  • " A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de planejamento participativo."

    O enunciado da questão já deu a resposta! rsrsrsrs

  • TIPOS PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

    TECNICISTA: instrumental e técnico, delega a poucos o poder de elaboração e de decisão, portanto, não há corresponsabilidades.

    PARTICIPATIVA: princípios democráticos + educação emancipatória + ação unificada da comunidade escolar (forma coletiva).